quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Sete anos depois...

Lembram-se quando o Cusco de Esmoriz nasceu? Foi no dia 21 de Fevereiro de 2012. O contexto não era o melhor na cidade. A instabilidade governativa ao nível da Junta de Freguesia, o declínio de alguns órgãos de comunicação social locais da época e o alheamento generalizado dos cidadãos motivaram a criação desta página. Era preciso fazer alguma coisa para elevar os pergaminhos da cidade até outro nível.
Fizemos porque tínhamos já noção da importância da internet no que dizia respeito à difusão de informação relevante. Quisemos apostar num meio de comunicação digital que chegasse eficazmente até aos esmorizenses. Procurámos ser uma luz ao fundo do túnel, num contexto acinzentado que assombrava o estado da urbe. A reabilitação da Barrinha de Esmoriz e do Esmoriztur foram duas bandeiras que agitámos logo, outras se seguiram.
A designação que atribuímos ao blogue, a qual para alguns é já suficiente para merecer desconfianças e votos de descrédito, foi apenas um método de incentivo à curiosidade por parte dos esmorizenses. Para que se interessassem pela sua terra.
Cometemos erros ao longo do trajecto de sete anos e fomos certamente alvo de muitas críticas, umas justas outras nem por isso. Mas amadurecemos ao longo do percurso, e conseguimos chegar a um maior número de pessoas na cidade. Também temos já estatísticas interessantes no que diz respeito a visitas provenientes do estrangeiro. 
Por outro lado, também é justo realçar que recebemos o apoio de muitas pessoas, e se hoje já superámos a fasquia de um milhão de visualizações, tal se deve à confiança que muitos leitores depositam em nós.
Já criámos um grande número de rubricas, temos procurado ser a voz das colectividades e projectar o seu bom trabalho à escala local, regional e, nalguns casos, até nacional. Gostamos igualmente de envolver os cidadãos nas discussões de temáticas locais: fazemos perguntas, sondagens e até apresentamos fotos ou textos que, só por si, são capazes de suscitar diversas interpretações.
Conseguimos conciliar esta missão, livre e voluntária, com as nossas ocupações profissionais. Não foi fácil, mas a vontade supera tudo. 
Agitámos Esmoriz (no bom sentido) quando a cidade estava amorfa, e continuaremos a fazê-lo sempre que sentirmos a injustiça a bater às portas da nossa cidade.
Sete velas já foram sopradas, mas ainda não estamos cansados!
Esmoriz cresceu nos últimos anos, mas ainda há muitos desafios pela frente (muitas correcções a implementar) e aqui estaremos nós para ser essa voz, descomprometida de qualquer ideologia política e certamente vocacionada para escutar as necessidades e as sugestões dos cidadãos.
Por fim, caros leitores, dirigimo-nos a vós, agradecendo as felicitações de aniversário expressas na nossa página das redes sociais, mas também as vossas recorrentes visitas a esta página. Sem vós, nada disto seria possível! Muito obrigado!




Direitos da Foto - Filipe Pacheco in "Olhares Sapo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário