sábado, 23 de fevereiro de 2019

A Assembleia das Redes Sociais Decide (Rubrica VIII)

Apresentamos agora os resultados de mais duas sondagens que foram sujeitas a votação nas redes sociais (Facebook) durante o mês de Fevereiro. Como é natural, serão acompanhadas de uma pequena análise da nossa parte.



Sondagem nº 15 

Considera que o sistema de iluminação nocturna em Esmoriz é eficiente e cumpre a sua missão de proporcionar a visibilidade adequada a condutores e peões?




Sondagem Electrónica nº 15: Considera que o sistema de iluminação nocturna em Esmoriz é eficiente e cumpre a sua missão de proporcionar a visibilidade adequada a condutores e peões?
Respostas Possíveis: Sim. Ajusta-se à cidade. (15%; 19 votos) Não. Há muitas lacunas (85%; 106 votos)
Total de Votos: 125 votos (100%)
Realização da Sondagem: 11/02/2019 - 18/02/2019
Duração da Sondagem: 7 dias (uma semana)




Contexto: A iluminação pública em Emoriz tem motivado vários debates. Há quem identifique falhas que poderão ocasionar acidentes durante a noite, mas será que o sistema de iluminação se configura realista para o já limitado contexto regional ou até nacional? Ou será que se exige um reforço imediato das iluminações públicas na cidade?


Resultados: A maior parte esmagadora dos leitores (85%) defende que devem ser introduzidos novos mecanismos de iluminação de forma a reforçar a visibilidade nocturna. Nos comentários verificados às sondagens, recebemos sugestões e críticas de cidadãos que defendem uma melhor iluminação em algumas vias, exemplificando com os casos concretos da Avenida 29 de Março, da rua Afonso Albuquerque e da rua da Ilha em Esmoriz, locais onde a luminosidade artificial deixa muito a desejar. Apenas 15% dos participantes admite que a iluminação existente em Esmoriz é considerada suficiente ou proporcional às necessidades mínimas. 





Imagem nº 1 - A comunidade esmorizense não está satisfeita com o actual sistema de iluminação e pede melhorias.
Direitos da Foto Meramente Exemplificativa - https://cidade24h.com/ (Adriano Pereira)




Sondagem nº 16

Concorda com a introdução prioritária de um parque multi-desportivo em Esmoriz?





Sondagem Electrónica nº 16: Concorda com a introdução prioritária de um parque multi-desportivo em Esmoriz?
Respostas Possíveis: Sim. (80%; 137 votos ) Não. (20%; 35 votos)
Total de Votos: 172 votos (100%)
Realização da Sondagem: 11/02/2019 - 18/02/2019
Duração da Sondagem: 7 dias (uma semana)
Direitos das Imagens utilizadas: Na primeira imagem, o talentoso praticante de skate Tiago Pinto dá nas vistas (a foto foi extraída do site da Redbull), enquanto que na segunda foto observamos um espaço praticamente abandonado em Esmoriz, sendo esta última fotografia da nossa autoria.



Contexto: A ideia da criação de um parque multi-desportivo para usufruto popular directo é algo que já tem sido debatido pela comunidade há alguns anos. Surgiu ainda recentemente um projecto nesse sentido na última edição do Orçamento Participativo promovido pela autarquia de Ovar. O parque multi-desportivo em questão poderia albergar alguns desportos radicais como skate ou escalada (com muros improvisados), mas também outras práticas como o ténis, basquetebol, futebol... Por um lado, é certo que o desporto é parte do bem-estar e do estilo saudável que cada indivíduo deve promover, mas será que deve ser considerada uma prioridade a breve prazo? Da nossa parte, não temos uma opinião formada ou definida sobre este tema, mas o tema merece continuar a ser debatido pela comunidade.


Resultados: Esta foi, para já, uma das sondagens mais votadas desta nossa rubrica. Mas o resultado é claro. A maior parte dos leitores concorda com a introdução pública de um parque multi-desportivo de modo a propiciar a realização de várias actividades. 80% dos participantes disseram "sim" a este projecto, enquanto que 20% dos votantes não vê o parque como uma prioridade comunitária. Acreditamos que a necessidade de tornar a cidade mais apelativa aos nossos jovens poderá ter sido um factor determinante que terá pesado seriamente nestes resultados.





Imagem nº 2 - Os esmorizenses defendem um novo espaço desportivo ou recreativo para a juventude. 
Direitos da Foto Meramente Exemplificativa - Site da Câmara Municipal da Nazaré

Nenhum comentário:

Postar um comentário