sexta-feira, 14 de junho de 2019

Autarquia continua a apostar na remoção do lixo marinho

A Câmara Municipal de Ovar está promover campanhas que visam a monitorização de lixo marinho, segundo avançam o Jornal Económico e a Agência Lusa. Assim sendo, são recolhidos inúmeros resíduos das praias do concelho. 
As acções de limpeza terão igualmente em conta os micro-plásticos que, estando presentes na água ou no areal, podem ser fatalmente ingeridos por aves e peixes, constituindo assim uma ameaça para o equilíbrio dos ecossistemas. 
No caso da costa marítima de Ovar, Cláudia Cardoso, Chefe da Divisão Municipal do Ambiente, afirmou ao Jornal Económico e à Agência Lusa que o trabalho agora a iniciar no contexto dos micro-plásticos é um passo pioneiro para envolver o público na quantificação e identificação desses pequenos fragmentos e visa envolver grupos organizados de cidadãos, famílias, crianças e escolas na recolha e análise de partículas a registar numa base de dados europeia sobre lixo marinho.
Os plásticos quantificarão mais de 80% dos resíduos recolhidos nas praias, restando em quantidades inferiores, alguns tecidos, madeira e vidro. 
Uma campanha de limpeza já decorreu em finais de Março na Praia da Barrinha em Esmoriz, sabendo-se agora que uma nova intervenção estará programada para a zona sul da Praia do Furadouro. Ao todo, são esperados cerca de 70 voluntários (técnicos da autarquia, funcionários da empresa Bosch, familiares e outros civis que adiram entretanto à iniciativa) para abraçar mais um desafio. 





Imagem meramente exemplificativa retirada de: https://beachcam.meo.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário