segunda-feira, 10 de junho de 2019

FIMO 2019 apresentou um mundo de fantasia e imaginação às famílias

O Festival Internacional de Marionetas de Ovar, uma iniciativa organizada pela União de Freguesias local, trouxe multidões até ao seu centro urbano. Entre os dias 7 e 9 de Junho, participaram neste certame 28 companhias oriundas de Portugal, Espanha, França, República Checa, Itália, Brasil, Uruguai, Chile, Venezuela, Israel, Hong Kong e China. Foram proporcionados 71 espectáculos!
As marionetas ganharam vida, dançaram, caminharam, exibiram dotes artísticos impensáveis e encantaram inúmeras famílias que trouxeram as suas crianças para aquele novo mundo de fantasia, imaginação e criatividade. 
Muitos colaboradores da FIMO estiveram presentes, acompanhando e prestando apoio técnico às entidades participantes, além de concederem instruções ao público (distribuindo inclusivamente flyers com o programa), de forma a que este pudesse ter conhecimento dos espectáculos em curso.
Sabe-se agora que a Companhia Partículas Elementares, sediada em Ovar, viu a sua peça denominada "O Ninho" a vencer o prémio de melhor espectáculo do Festival, segundo o júri formado para efectuar a respectiva avaliação. Por seu turno, o Prémio do Público seria confiado à Companhia Italiana Di Filippo Marionette que, sob a actuação "Hanging by a Thread", encantou uma numerosa plateia. 
Estivemos no centro de Ovar neste Domingo à tarde, e ficámos encantados com os cinco espectáculos que pudemos observar. Todos contariam com uma forte adesão popular, abarrotando assim os locais reservados para a assistência. 
Começámos por assistir, no Largo de Santo António, às "Marionetas de Circo" proporcionado pela entidade portuguesa "Marionetas da Feira" que consistia na apresentação de vários números exibicionistas da parte de inúmeros fantoches que representavam diversos países e mitos culturais. A seguir, pudemos observar, no Largo de Neptuno, o espectáculo "Laia e Voo da Imaginação" da companhia brasileira "Cia Tu Mateixa" que também maravilhou as crianças ao demonstrar o dia-a-dia de uma "jovem marioneta" que sabia pintar numa tela, dançar como poucos e acarinhar todos os que estavam próximos de si. A companhia chinesa "Yangzhou Puppetry Institute" exibiu as suas marionetas, no Largo do Tribunal, convidando o público a conhecer a realidade cultural da Ásia e representando assim ninjas, samurais (embora estes oriundos da cultura nipónica), monges budistas, o tigre (animal simbólico no Oriente) e as damas que bailavam entusiasticamente, fazendo desfilar as inúmeras cores dos seus trajes ao som de canções orientais. Em simultâneo, no Largo de Santo António, a entidade italiana "Di Filippo Marionette" (alcançou o prémio do público) apresentou marionetas artísticas muito expressivas e articuladas que imitavam bailarinos, ciclistas, violinistas, etc. No final, ficaríamos também encantados com a performance de Pavel Vangeli (artista natural da República Checa) que, sob a exibição denominada "The Swinging Marionettes", apresentou vários cenários (a velha cidade de Praga, um naufrágio junto a uma ilha, as incidências incrivelmente cómicas de um cemitério, a arte de um maestro...), recorrendo à criatividade, ao improviso artístico e a alguma sátira social. Cinco espectáculos, todos eles diferentes e belos à sua maneira, que decerto prestigiaram esta 13ª edição do Festival Internacional de Marionetas de Ovar.
Quando a cultura é potenciada até patamares grandiosos, sentimo-nos no dever moral de partilhar tais testemunhos com os nossos leitores.
Seguem-se agora as fotografias de alguns espectáculos que tivemos o privilégio de observar.































Nenhum comentário:

Postar um comentário