quarta-feira, 5 de junho de 2019

Esmoriz poderá mesmo perder a sua equipa de manutenção ferroviária

O rumor não é novo, tendo já sido veiculado desde o início deste ano. Segundo avançam os Jornais Público e Expresso, ambos citados pelo OvarNews, a Infraestruturas de Portugal deverá proceder à extinção dos designados “centros de manutenção ferroviária” de Alfarelos, Régua, Nine e Esmoriz. De acordo ainda com os três órgãos de comunicação social citados, a entidade poderá extinguir 33 postos de trabalho, propondo a sua substituição por contratos de prestação de serviços a realizar com empresas privadas. 
Segundo Fernando Semblano, da Comissão de Trabalhadores da IP, esta decisão retira 'know how' e competência técnica à empresa que procederá assim a tal reajustamento ou reorganização dos seus serviços.
A confirmar-se, a estação poderá perder qualquer tipo de apoio técnico, não sendo os passageiros avisados da chegada iminente de cada comboio, desconhecendo ainda se se tratam de comboios de alta ou moderada velocidade, e qual o seu trajecto em termos de paragens até ao destino. 



Imagem relacionada

Foto meramente exemplificativa retirada do Site Terra Nova


Actualização: Entretanto, a IP (Infra-Estruturas de Portugal) emitiu um comunicado em que acaba por ir no sentido de uma eventual manutenção destas equipas ferroviárias, contrariando as notícias veiculadas em primeira mão pelos jornais em cima indicados. Todavia, no nosso entender, o texto publicado pela entidade não é suficientemente esclarecedor. Não sabemos se aqueles centros serão ou não afectados no âmbito das mudanças alegadamente previstas. No entanto, estaremos atentos aos próximos capítulos, caso ocorram desenvolvimentos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário