domingo, 23 de junho de 2019

I Bira Misto (Festival de Tunas Académicas) teve lugar em Esmoriz

Decorreu neste passado Sábado à noite, no auditório do Grupo de Teatro Renascer, um Festival de Tunas Académicas (denominado I Bira Misto) organizado pela Atuna Bira Copos (Tuna Académica Mista do ISPGAYA) que convidou outras 4 tunas a participarem num concurso.
Assim sendo, estiveram presentes a ATITUNA (Tuna da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação do Porto), a TUNA MISTA DE BRAGANÇA (representante do Instituto Politécnico daquela cidade), a AFRODITUNA (Tuna Académica Feminina do Campus II do Politécnico do Porto) e a EDUCATUNA (Tuna da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti).
Os espectadores, que lotaram a sala, puderam contemplar todo um instrumentalizar de objectos musicais (guitarras, flautas, tambores, acordeões, cavaquinhos, clarinetes, saxofones...). Os cânticos, devidamente sincronizados, adocicaram ainda mais as actuações, onde não faltou todo o tipo de movimentos imbuídos de um ritmo rigoroso ao nível dos passos e danças a seguir. Os temas mais aflorados nas melodias estavam relacionados com a vida estudantil, mas também houve lugar para a interpretação de alguns clássicos.
As bandeiras carregadas por alguns elementos foram acenadas e manuseadas artisticamente até à exaustão. Proporcionou-se inclusivamente uma "dança frenética de bandeiras".
O evento contou ainda com a animação de Felipe Silva, actor brasileiro, que interagiu com a plateia, representando alguns excertos cómicos da sua peça "Cordel" e brincando com alguns cidadãos, narrando enredos insólitos onde estes eram protagonistas.
Os cidadãos que assistiram ao espectáculo realçaram a especificidade deste serão, o qual se distinguia dos géneros habituais apresentados até então naquele palco, pelo que a iniciativa satisfez tudo e todos que não se cansaram de bater palmas e aplaudir as tunas que evidenciaram os seus dotes musicais.
Seguem-se algumas fotos retiradas da Página da Comissão de Melhoramentos de Esmoriz que ilustram as incidências deste espectáculo.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário