quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

A aluna Ana Rita, do 11ºA (Secundária de Esmoriz), foi selecionada para representar Portugal na Olimpíada da Ciência da União Europeia (EUSO) 2017.

A Olimpíada da Ciência da União Europeia (EUSO) é uma competição destinada a estudantes do ensino secundário, em que os alunos têm de dar respostas a problemas que lhe são postos, através da planificação e execução de atividades experimentais/laboratoriais de química, biologia e física.
Esta competição pretende estimular a escolha de carreiras científicas, desenvolver talentos, proporcionar troca de experiências e contactos entre estudantes, bem como comparar o currículo e as perspetivas do ensino das ciências entre os Estados-membros da União Europeia.
Para selecionar os 6 representantes de Portugal na EUSO 2017, a decorrer entre 7 e 14 de maio, em Copenhaga, a Direção-Geral da Educação convidou 18 alunos (os 6 mais bem classificados nas Olimpíadas da Biologia, da Química e da Física, e que tivessem menos de 17 anos até final de 2016) a participarem nas provas de seleção, que decorreram no dia 3 de dezembro de 2016, nos laboratórios da Faculdade de Ciências da Universidade Nova de Lisboa (FCUNL). Embora as provas de seleção tenham sido individuais, a partir daqui os alunos selecionados vão formar 2 equipas, e como tal vão competir em Copenhaga.
Como os conteúdos abordados podem não ser curriculares em Portugal, uma vez que a competição é entre os países da União Europeia, aos alunos selecionados vai ser dada formação adicional, aos sábados, durante cerca de 3 meses, nos laboratórios de Química e de Física da FCUNL e nos laboratórios de Biologia do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) em Oeiras, que possuem laboratórios de referência, permitindo aos alunos trabalhar com equipamentos modernos e aperfeiçoar técnicas de laboratório. 
A aluna do nosso agrupamento conta ainda na sua preparação, com o apoio especial das suas professoras de FQ, Carla Ramos e de Biologia, Graça Mota.
A participação da Ana Rita nesta atividade foi alcançada através das Olimpíadas da Biologia, que há vários anos são organizadas pelo grupo 520 (Biologia e Geologia) sob a responsabilidade da  professora Rosa Helena.
Na EUSO 2017 podem participar até 56 equipas (2 por país da União Europeia).
Como referiu a Eng. Isaura Vieira, coordenadora nacional da EUSO à nossa aluna “O desafio e o trabalho  que te espera é grande, mas a mais-valia da experiência é ainda maior”.
Resta-nos desejar, para a equipa da representante do agrupamento, um bom trabalho de preparação e boas provas.

Site da EUSO 2017: http://euso2017.dk/#euso-2017
(Reportagem/Artigo enviado pelo nosso leitor Carlos Geraldes)















3 comentários: