terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Meia Década de Existência

Até parece que tinha sido ontem!
Mas foi, de facto, no dia 21 de Fevereiro de 2012 que este blogue nasceu através da produção de quatro artigos de entrada. O primeiro residiu numa espécie de apresentação sintetizada do nosso projecto, o segundo visou a criação de uma sondagem para tentar apurar o que fazia mais falta na cidade, e depois adicionámos um terceiro e quarto texto históricos relacionados com as origens dos nomes das terras de Esmoriz e Gondesende e com a importância da Barrinha de Esmoriz ao longo dos tempos, embora visando em particular a sua existência durante o período medieval.
Ao início, não sabíamos o que poderia sair daqui. Se este projecto iria singrar ou se cairia rapidamente no esquecimento, eram certamente os únicos dois cenários possíveis que se colocavam em cima da mesa. 
Os primeiros tempos não foram fáceis até porque, nos primeiros dois ou três meses, não conseguíamos ter mais de cinquenta ou sessenta visitantes por dia, salvo uma ou outra rara excepção. Se 2012 não foi um ano fácil, então 2013 poderia ter sido fatal porque o blogue, por motivos profissionais do seu autor, teve de ser gerido a partir do Alentejo. Mesmo com o distanciamento que poderia ter sido prejudicial, conseguimos manter o blogue activo à distância. Foi a perseverança, a perspicácia e a persistência que nos fizeram crescer e seguir em frente, ultrapassando as dificuldades dos dois primeiros anos. Aprendemos também muito com as críticas, positivas ou negativas, dos nossos leitores, e claro, procurámos trazer as notícias mais apelativas, valorizando a realidade social, cultural, ambiental, política e económica da cidade de Esmoriz.
Quando criámos este blogue, o objectivo era colocar a Cidade da Tanoaria no mapa do mundo com informação minimamente actualizada. De facto, temos internautas que nos visitam semanalmente a partir da América do Norte e de outros pontos da Europa.
Claro que, nos primeiros tempos, cometemos erros e imprecisões. Não sabíamos tudo (como hoje também não sabemos) mas fomos aprendendo gradualmente a corrigir tais precipitações naturais num principiante esforçado que se iniciava no jornalismo local (e amador) sem qualquer experiência.
Hoje, 21 de Fevereiro de 2017, podemos afirmar que este blogue reúne um arquivo com mais de 2 mil textos, tendo já merecido mais de meio milhão de visitas, o que revela um considerável reconhecimento por parte da comunidade. Pensamos que só por isso já valeu a pena ter desperdiçado tantas horas de voluntariado em prol deste projecto. 
Foram criadas rubricas culturais, divulgaram-se inúmeros talentos da nossa terra, noticiaram-se notáveis feitos desportivos, narraram-se obras infra-estruturais relevantes e, acima de tudo, demos a conhecer a nossa terra ao mundo.
Não sabemos até que ponto este blogue poderá ter sido determinante na evolução dos acontecimentos da cidade durante os últimos cinco anos, mas o que é certo é que sempre o seu autor, o Cusco de Esmoriz, sempre procurou ser frontal, isento e correcto, não caindo na tentação de difamar ou injuriar quem quer que fosse. Nunca usamos este site para fomentar perseguições individuais: elogiámos quando era necessário e criticámos quando achávamos que algo tinha sido feito ou pensado de forma errada. Apresentámos sempre as mais variadas perspectivas, enriquecendo o debate que, tantas vezes, promovemos neste blogue e nas redes sociais. Informar e envolver a comunidade esmorizense foi uma das grandes vitórias deste projecto, talvez até a mais importante, porque sempre desejámos despertar os nossos cidadãos contra qualquer tendência de alheamento face ao panorama local.
Além de tudo isso, este site procurou proceder à difusão das qualidades ambientais, históricas e culturais da cidade de Esmoriz, tentando assim contribuir para o potenciamento do seu número de visitantes ou turistas, sobretudo durante a época balnear.
Lutámos também pela reabilitação da Barrinha de Esmoriz, e nunca nos calaremos enquanto tal não se tornar uma realidade a 100%! Porque a Barrinha é o futuro da nossa terra (e também de Paramos)!
Foram pois cinco anos repletos de memórias, a maior parte, sem dúvida, boas! E mesmo as más fizeram-nos amadurecer e melhorar o nosso trabalho.
Esperamos estar aqui em 2022 para celebrar a primeira década deste blogue.
Agradecemos, mais uma vez, a todos os nossos leitores o voto de confiança bem como as felicitações que recebemos nas redes sociais pelo quinto aniversário.




Foto da autoria de Daniel Rodrigues Ferreira in "Olhares Sapo"

2 comentários:

  1. Viva
    Parabéns pelo aniversário e o meu desafio para que esses milhares de visitantes deixem mais comentários.
    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Augusto ;)

      Eu é que agradeço as suas palavras e o facto de ser um leitor assíduo do nosso blogue. Volte sempre porque gosto de ler as suas opiniões que são sempre pertinentes ;)

      Um abraço

      Excluir