terça-feira, 6 de agosto de 2019

Câmara Oculta XLV

Esta é a 45ª edição da rubrica que pretende exibir as melhores imagens da nossa terra.
Hoje publicamos uma foto enviada por um dos nossos estimados leitores. Fernando Costa Campos esteve junto ao rio Lambo, na tarde da passada segunda-feira (dia 5 de Agosto), tendo observado a presença de alguns cardumes nas águas que ali corriam. Recorrendo à sua máquina fotográfica, registou então a vida abundante que se evidenciava, naquele momento, no Rio Lambo, confidenciando, através de um e-mail encaminhado para o nosso blogue, que tal facto o deixou muito satisfeito.
Efectivamente, é importante não esquecer o papel ambiental que este afluente da Barrinha reivindica no enquadramento natural do nosso concelho. É o maior rio a norte do município (percorre as freguesias de Maceda, Cortegaça e Esmoriz, até desaguar na Barrinha), enquanto o rio Cáster se destaca a sul do mesmo. Nenhum deles nasce cá (as nascentes de ambos encontram-se em pontos diferentes do concelho de Santa Maria da Feira), mas percorrem boa parte das freguesias existentes no concelho de Ovar.
O Rio Lambo está cheio de vida, o que confirma que a despoluição em seu torno tem sido evidente, embora seja um processo ainda gradual. 




Imagem nº 1 - Um cardume no Rio Lambo. Este curso de água também é conhecido como "Peixinho do Rio".
Direitos da Foto - Fernando Costa Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário