quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Festival Folclórico conseguiu fintar a chuva inesperada (in Jornal A Voz de Esmoriz)

O Grupo de Danças e Cantares de Santa Maria de Esmoriz organizou o XXIX Festival Folclórico da Barrinha que decorreu no adro da Igreja Matriz de Esmoriz, na noite do passado dia 3 de Agosto.
Ao início, o evento contava com uma forte moldura humana na assistência, contudo a chuva inesperada que se fez sentir provocou alguma desmobilização popular. Apesar de tudo, São Pedro não conseguiu esfriar a vontade dos grupos em demonstrar a identidade dos seus cantos e bailados tradicionais. 
Assim sendo, e além da entidade anfitriã, participariam o Rancho Folclórico "Os Ceifeiros da Corujeira" (Coimbra), o Rancho Folclórico Típico da Palheira (Coimbra), o Rancho Folclórico C.D.C. S. Paio de Oleiros (Santa Maria da Feira) e o Rancho Folclórico da AC Casa do Povo da Livração (Marco de Canaveses). Todos os grupos puderam dançar, exibir os seus trajes típicos, cantar as suas tradições e fazer evidenciar objectos artesanais que remetem para a arte e cultura das comunidades que representam.
Respirou-se o melhor da nossa Portugalidade! 
Lino Osvaldo, dirigente máximo do Grupo de Danças e Cantares de Santa Maria de Esmoriz, recordou que este festival já vai em quase trinta edições, o que confirma o sucesso crescente desta iniciativa cultural. Agradeceu ainda a presença dos grupos que se fizeram representar de forma a abrilhantar o cortejo etnográfico bem como as actuações colectivas sucessivas. 
Por seu turno, Adérito Ferreira, em representação da Junta e da Assembleia de Freguesia de Esmoriz, enalteceu a tradição folclórica que retrata os nossos antepassados e a própria identidade das povoações, e salientou que a Junta de Freguesia de Esmoriz apoia este tipo de iniciativas que elevam o nome de Esmoriz no exterior.  
Pedro Henriques, secretário da Assembleia Geral da Comissão de Melhoramentos de Esmoriz, deixou elogios à organização do evento e felicitou os ranchos convidados, os quais trazem consigo as suas próprias características culturais e sociais e cuja partilha com os espectadores é sempre enriquecedora. 
A Rádio Voz de Esmoriz esteve igualmente presente mediante a presença do repórter Eduardo Carvalho que entrevistou algumas das personalidades associadas à organização deste certame. 












Texto e imagens retirados de: Jornal A Voz de Esmoriz, Edição de 26 de Agosto. Comissão de Melhoramentos de Esmoriz, 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário