sábado, 31 de agosto de 2019

Entrevistas com Memória XIII


Miguel Viegas é um dos nossos convidados especiais deste mês de Agosto. Estamos diante de umas das personalidades mais proeminentes da política nacional. Miguel Viegas foi eurodeputado do PCP em Bruxelas (entre 2014 e 2019), sendo neste momento candidato da CDU, pelo círculo de Aveiro, às próximas eleições legislativas.



1- Olá Miguel. Defendeu recentemente a redução dos passes sociais no âmbito do transporte pendular para o Distrito de Aveiro. Acredita que isso poderá acontecer em breve?

R: Pensamos que é um imperativo ambiental e de justiça social. Existem dois planos. Dentro da CIRA entre Esmoriz e Aveiro, não existem obstáculos nenhuns, apenas falta vontade política. Entre Esmoriz e Porto, deve haver um acordo entre a CIRA e a Área Metropolitana do Porto para ver como se reparte a comparticipação pública da redução do Passe. Apelamos por isso à mobilização de todos e em particular dos jovens para esta questão! 



2- Está ainda preocupado com a possibilidade dos trabalhos de desassoreamento da ria de Aveiro implicar a destruição de muitos terrenos agrícolas no lugar da Marinha em Ovar?

R: Claro. Os agricultores apresentaram um abaixo-assinado durante a discussão pública que não recebeu sequer uma resposta. Contactámos a APA, Agência Portuguesa para o Ambiente, através do Ministério do Ambiente e estamos à espera de resposta. Devia haver mais diálogo com as populações para evitar situações destas em que alguns agricultores deixaram de ter acesso aos seus terrenos para os quais pagam IMI! Um absurdo!



3- Em relação à Barrinha de Esmoriz, o que de positivo e negativo pode ser elencado em relação às obras de requalificação que ali se realizaram entre 2016 e 2017?

R: A obra é positiva e reclamada há muito pela CDU. Ainda bem que está feita. Agora é necessário despoluir a montante, sobretudo na ribeira de Rio Maior, mas também na Vala de Maceda. Só quando a Barrinha estiver sempre aberta ao mar ficaremos satisfeitos. Hoje ela está fechada porque senão a Praia de Esmoriz perde a bandeira azul.



4- Na sua página das redes sociais, que temos a honra de seguir, defendeu a requalificação da Escola Secundária de Esmoriz. Como está neste momento o processo? 

R: Está mal porque na revisão do Portugal 2020 que é sempre feita a meio do percurso, a escola não foi contemplada apesar de não haver obras há quase 30 anos. É um compromisso de honra da CDU! Se for eleito, colocarei esta questão como prioritária já no próximo orçamento de 2020!



5- A estação da CP em Esmoriz também mereceu um reparo da sua parte. Acha que o edifício já deveria ter sido alvo de um plano de reabilitação?

R: A requalificação da linha do Norte parou de forma inexplicável no concelho de Estarreja. De Ovar para norte não houve investimento e quem usa a linha vê bem a diferença. Para a CDU o investimento da linha férrea é prioritário. Temos de ter mais e melhores comboios e a preços tendencialmente gratuitos. Se não, não seremos capazes de travar o aquecimento do planeta.



6- Como vê o estado actual da cidade de Esmoriz? Que melhorias sugeriria para o futuro da terra?

R: Esmoriz é uma bela cidade com duas realidades distintas a nascente e poente da linha de caminho de ferro. Necessita de um miniautocarro que faça a ligação entre a Praia e Gondesende. Necessita de reabilitação urbana em dois focos: no bairro dos pescadores e no núcleo urbano tradicional a nascente da linha da CP. Finalmente há a necessidade de um reforço de médicos na unidade de saúde familiar para melhorar o atendimento aos utentes.



7- Foi eurodeputado. Conhecendo a realidade do município de Ovar, considera que o actual executivo autárquico soube tirar proveito dos fundos comunitários para realizar algumas obras importantes nos últimos anos?

R: Nas últimas décadas, foram feitos melhoramentos em equipamentos importantes na área da cultura e desporto. Para mim, a grande pecha foi ao nível do aparelho produtivo onde se deveria ter aproveitado melhor os apoios ao nível da pesca, da agricultura e na indústria. Ovar não foi capaz de aproveitar a sua localização estratégica. As suas zonas industriais estão degradadas e pouco funcionais. A CDU defende, por exemplo, um ramal para a zona industrial de Ovar com um interface destinado ao trânsito de mercadorias. Isto sim seria tirar partido do porto de Aveiro.



8- A sua experiência em Bruxelas foi uma mais-valia? Acredita no projecto europeu? Nas pessoas que estão neste momento à frente da supra-instituição?

R: O processo de adesão foi mal conduzido porque desprotegeu a nossa economia. Agora estamos a reparar os prejuízos. Mas estou otimista porque acredito nas capacidades do nosso país. Temos de aproveitar melhor os apoios e privilegiar o aparelho produtivo aproveitando a nossa mão de obra que é das melhores do mundo. Esta foi uma lição aprendida em Bruxelas. Somos um grande país com enorme potencial!



9- É candidato a deputado pelo círculo do PCP de Aveiro. Caso venha ser eleito, quais são as metas que irá procurar atingir de forma a que o distrito consiga vitórias que lhe permitam acelerar o desenvolvimento desejado?


R: Aveiro vai eleger 16 deputados. Há 4 anos estivemos à beira de eleger um deputado. Faltaram 1684 votos num distrito onde há 640 mil eleitores. Por isso acreditamos ser possível atingir o nosso objetivo. Elegendo um deputado da CDU irá reforçar a esquerda no parlamento permitindo prosseguir o rumo de devolução de rendimentos e direitos que foram negados pela Troika e pelo governo PSD/CDS. Mas eleger Miguel Viegas, medico veterinário e professor de economia na Universidade de Aveiro e com uma experiência de 5 anos como deputado no Parlamento Europeu, dá à população de Esmoriz todas as garantias de uma intervenção de qualidade em defesa das melhores soluções para a região. As nossas prioridades passam por um plano regional de mobilidade ao serviço da transição energética, pela defesa e valorização dos serviços públicos com destaque para a educação e saúde.



10- Por fim, o que pensa do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido por Miguel Jéri, deputado da CDU na Assembleia Municipal de Ovar?

R: Tem sido um trabalho excelente que honra a CDU. Mas o que se aplica ao Miguel Jeri, aplica-se a mim próprio. O trabalho desenvolvido é sempre um trabalho de equipa com outros ativistas da CDU que estando na “sombra” nem por isso deixam de ser indispensáveis. Sozinhos nada somos!



Muito obrigado, Miguel Viegas, por nos ter concedido a honra de responder ao nosso questionário.





Imagem nº 1 - Miguel Viegas, candidato nº 1 pelo círculo do PCP Aveiro, alerta para a necessidade de preservar as áreas agrícolas do lugar da Marinha em Ovar, no âmbito do processo de desassoreamento que decorre neste momento na ria de Aveiro.
Direitos da Foto - Página Oficial de Miguel Viegas nas redes sociais





Imagem nº 2 - Miguel Viegas acredita que o PCP-PEV pode alcançar um resultado positivo no Distrito de Aveiro. Cartaz presente na Torreira (concelho da Murtosa)
Direitos da Foto - Página Oficial de Miguel Viegas nas redes sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário