sábado, 31 de agosto de 2019

Entrevistas com Memória XII


Alexis Silva é um jovem talento que tem dado cartas na canoagem e na natação.  
Na canoagem, alinha em provas regionais e nacionais de Canoagem destinadas às camadas jovens, encontrando-se ao serviço do Clube de Canoagem de Ovar. Na natação, participa também em provas regionais, treinando actualmente na piscina dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz. Em ambas as modalidades, já conseguiu importantes façanhas.
O jovem atleta de 13 anos já recebeu inclusivamente diplomas de mérito desportivo que são normalmente entregues nas cerimónias solenes do Dia da Cidade.
Para a realização desta entrevista, refira-se que recorremos também à colaboração do seu pai, Manuel Silva.



1- Olá Alexis. Tanto a natação como a canoagem implicam um contacto natural com a água. Como é que nasceu a paixão por estas modalidades?

R: Com cerca de um ano e meio ou dois anos de idade, comecei a aprender a nadar nos Bombeiros de Esmoriz. Como passeava frequentemente pela Ria e pela zona do Carregal, com 6 anos, decidi fazer vela durante uns 3 anos. Entretanto o Clube de Canoagem de Ovar apareceu também no Carregal, e aqui juntou-se o útil ao agradável. Experimentei e gostei, e desde então, estou já há 5 anos na Canoagem. 
Simultâneamente, e durante uns 2 ou 3 anos, fiz Taekwondo nos Jovens d'Ouro. Assim sendo, no decurso deste período de três anos, realizei as 3 actividades: Taekwondo, Natação, Canoagem. 
Aos 10  anos, deixei o Taekwondo porque já não havia tempo ou disponibilidade. Também nesse ano fui para o S. C. Espinho praticar Natação.
Em 2018, depois de dois anos razoáveis na Natação Federada e já com 2 estágios de Cadetes, sendo um de carácter Nacional, tive que deixar esta vertente com pena... pois era impossível em termos de tempo e disponibilidade treinar, ao mesmo tempo, Canoagem e Natação Federada.



2- É na canoagem que tem conseguido mais proezas. Quantos títulos já conseguiu até hoje? 

R: Desde que iniciei Canoagem fui sempre Campeão Regional - Menor, Iniciado, Infantil. Aqui alcancei notáveis triunfos que muito me motivaram desportivamente. 



3- Onde e como realiza os seus treinos prévios bem como os torneios oficiais para as provas de canoagem?


R: Essencialmente na Região Centro à qual pertenço e que engloba regiões como Montemor-o-Velho, Coimbra, Águeda, Aveiro, Ovar, Torreira, Savedra e Cacia. Quanto aos treinos, faço-os 4 vezes por semana, sendo que realizo uma média de 30 km para cada treino.



4- O Clube de Canoagem de Ovar tem proporcionado os equipamentos e as condições necessárias para que possa competir ao mais alto nível?

R: O Clube de Canoagem de Ovar é um clube pobre mas dá-me as condições necessárias, possíveis. Um melhor ginásio ou balneário seriam certamente bem-vindos. As marés da Ria são um revés com o qual temos que conviver. Mas sinto que sou ali bem treinado.



5- Qual foi a vitória que lhe trouxe um sabor mais doce?

R: Todas as vitórias foram boas. Mas talvez pudesse citar o Campeonato Regional deste ano, pois sendo Infantil de 1º ano competi com os que já estavam no 2º ano deste escalão... Também venci a final B em K2 em Julho passado no âmbito do Campeonato Nacional de Velocidade!



6- A empresa Jacinto apoia activamente a sua performance desportiva. Como nasceu essa relação de sucesso profissional & desportivo?

R: A Jacinto como é do conhecimento público é uma Empresa que colabora com muitas causas e situações, que podem ser sociais mas também desportivas. Depois de uma conversa rápida e simples, nasceu a espectacular ajuda que me foi prestada. Mais empresas assim houvessem!



7-  O concelho de Ovar é um território com potencial para a canoagem. Temos a Ria de Aveiro e a… Barrinha. Gostaria que um dia se realizasse uma pequena prova de canoagem na lagoa de Esmoriz?


R: Fazer canoagem em Esmoriz, mais concretamente na Barrinha, seria bom demais. E não sou só eu que penso assim. Existe também um jovem cá de Esmoriz, de seu nome Gabriel Marques, que faz canoagem na categoria de cadete e que esteve recentemente envolvido na Selecção que também gostaria de ver essa modalidade na nossa lagoa. 
Fica a dica para o futuro, caso venha a ser possível!



8- A canoagem obriga a alguns sacrifícios?

R: Quanto à questão de esforço, é preciso ter tempo para que possa descansar e também foi necessário alterar hábitos alimentares. É uma modalidade que implica um elevado desgaste físico. 



9- E na natação, como é que as coisas têm corrido? Tem alcançado algumas vitórias relevantes? E que futuros desafios espera na canoagem?

R: Começando pelos futuros desafios na canoagem, na próxima época, estarei no segundo ano como Infantil, mas o índice de dificuldades vai aumentando porque há cada vez mais jovens talhados para brilhar neste desporto, o que enriquece cada vez mais as competições. Ainda ando à procura de um título nacional, mas já alcancei dois pódios nacionais para atletas do primeiro ano do escalão de Infantis. É preciso continuar a treinar e dar o meu melhor.
Na Natação, irei fazer o circuito inter-municipal, prova que me parece acessível, mas  irei continuar a praticar esta modalidade nos Bombeiros, constituindo a mesma uma ferramenta importante para o meu crescimento desportivo. 


10- Por fim, como concilia a escola com dois desportos que exigem grande capacidade física?

R: A escola vai-se conciliando, se os treinos fossem em Esmoriz...



Muito obrigado Alexis (e ao seu pai também pela ajuda) por nos ter concedido a honra de responder ao nosso questionário.





Imagem nº 1 - Alexis Silva tem brilhado em vários campeonato regionais de velocidade, e já alcançou inclusivamente o pódio em provas nacionais de canoagem.




Imagem nº 2 - O jovem canoísta natural de Esmoriz reconhece que a modalidade exige bastante desgaste, mas sente-se feliz ao representar o Clube de Canoagem de Ovar.





Imagem nº 3 - Alexis Silva também participa em provas de natação e treina na piscina dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz.





Imagem nº 4 - Alexis irá participar, em breve, no circuito inter-municipal de natação, esperando obter um bom resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário