domingo, 25 de agosto de 2019

Está tudo a postos para mais uma procissão

Como já é apanágio, a nossa página vai voltar a apresentar mais uma foto-reportagem da procissão em honra do Nosso Senhor dos Aflitos e da Nossa Senhora da Boa Viagem, momento basilar das Festas do Mar. É uma tradição de cobertura jornalística que já mantemos há sete anos, e da qual muito nos orgulhamos. Cerca de 30 andores sairão da Igreja Matriz de Esmoriz em direcção à Capela da Praia, sofrendo um desvio, perto do fim, de forma a realizar-se a célebre bênção do mar.
Neste momento, temos vindo a reparar que alguns pontos centrais do trajecto têm sido devidamente decorados para acolher esta iniciativa de fé. Podemos dar os exemplos da Capela da Praia (ponto de chegada da procissão, a qual contempla um longo tapete com alguma relva presente que ilustra símbolos piscatórios, nomeadamente uma âncora) e da zona do paredão onde decorrerá a bênção do mar (a namoradeira será a estrutura utilizada para o discurso religioso, encontrando-se a mesma também enfeitada, e com a imagem de um azulejo em formato de coração colocada numa rocha imediatamente ao lado). Noutro ponto do paredão, não muito longe, pode também ser encontrada noutra rocha uma imagem de Nossa Senhora (trabalho da mesma artista) que é tão venerada pelos nossos pescadores. Também o monumento do barco da Arte Xávega, presente na Avenida Joaquim Oliveira e Silva, foi alvo de um bonito arranjo floral circundante.
A procissão começa oficialmente às 16 horas, saindo assim da Igreja Matriz de Esmoriz rumo ao lugar da Praia de Esmoriz.
Milhares de pessoas são esperadas.





Direitos da Foto: João Dinis




Direitos da Foto: Dinis Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário