quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Casal perde a vida no mar...

Um casal sexagenário foi levado pelo mar na Praia do Monte Branco (pelo menos, conhecemos pescadores que a apelidavam assim no passado; não sabemos se hoje terá outra designação), situada entre Esmoriz e Cortegaça. Trata-se de uma praia não vigiada (e de difíceis acessos) e que, durante a maior parte do ano, costuma até estar submersa dado o avanço do próprio mar.
Não se sabe ainda em que contornos decorreu o afogamento (entraram no mar com o intuito de apenas molhar os pés? terão sido levados por uma onda enquanto estavam ainda na praia? terão escorregado do paredão ou de uma rampa conforme também já lemos por aí? correm por aí muitos rumores populares, pelo que esperamos pelo relatório oficial), o que sabemos é que um popular e dois nadadores-salvadores de uma praia vizinha (Praia dos Pescadores, imediatamente a norte) tentaram, em vão, acudir as vítimas, além de terem sofrido ferimentos. Os nossos nadadores-salvadores fizeram certamente o melhor que podiam (é de sublinhar que, neste caso, intervieram numa praia não concessionada), mas muitas vezes é impossível evitar o pior desfecho.
O corpo do homem foi o primeiro a ser recolhido: as equipas do INEM e dos bombeiros tentaram até à exaustão a sua reanimação, mas não conseguiram evitar o cenário trágico. Já o corpo da mulher foi resgatado durante a tarde.
No local estiveram presentes os Bombeiros Voluntários de Esmoriz e os Bombeiros do Concelho de Espinho, a Polícia Marítima, INEM, GNR de Esmoriz, um Alouette da Força Aérea Portuguesa e membros do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN).





Imagem nº 1 - O auxílio terá sido realizado a partir da Praia dos Pescadores com assistência ao popular que havia tentado ajudar o casal, e com as tentativas de reanimação (aqui sem sucesso) do homem que havia sido já resgatado. O cadáver da mulher foi depois localizado entre as rochas, tendo sido resgatado posteriormente.
Direitos da Foto - Sandro Carapuço 


PS: Paz às almas destas duas vítimas que eram naturais de Esmoriz (Manuel Francisco Fardilha e Fernanda Barata), e enviamos igualmente condolências sentidas aos familiares.

2 comentários:

  1. Nota de Actualização: Pelo que apuramos, a causa da tragédia deu-se numa rampa (já do lado de Cortegaça), quando a mulher desejou molhar os pés, escorregando e desequilibrando-se. O mar abateu-se sobre ela, o seu marido heroicamente tentou ir em seu socorro, mas acabou também por ser levado.
    É urgente repensar e reforçar a sinalização nesta zona. Há rampas perigosamente escorregadias.

    ResponderExcluir