segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Especial Eleições Legislativas V - Pedro Nuno Santos foi o "rei da noite" no Distrito de Aveiro, Moisés Ferreira enobreceu o Bloco de Esquerda e Carla Madureira passou a ser a grande esperança do PSD

Foi uma noite de várias emoções.
Catorze anos depois (veja-se resultados eleitorais de 2005), o Partido Socialista voltou a vencer no círculo eleitoral de Aveiro, no âmbito de umas eleições legislativas. Os socialistas tiveram 34,3 % e elegeram 7 deputados. Não há dúvidas de que a campanha encabeçada por Pedro Nuno Santos (até então Ministro das Infraestruturas e da Habitação) foi muito forte, tendo percorrido todo o distrito de Aveiro. Como é lógico, o governo de António Costa superou as expectativas iniciais dos portugueses, tendo concretizado uma estabilidade que muitos não julgavam ser possível. Tudo isto contribuiu para que os socialistas conquistassem vários votos em Aveiro e em muitos outros distritos.
Os socialistas foram os mais votados em concelhos como Espinho, Ovar, Santa Maria da Feira, Castelo de Paiva, Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra, Estarreja, Albergaria-a-Velha, Águeda e Mealhada.
O PSD desiludiu. Perdeu a hegemonia que se vislumbrara, por exemplo, nos anos de 2011 e 2015. Os sociais-democratas elegeram apenas 6 deputados, após terem reunido 33,5% dos votos. Como Rui Rio, líder do partido, admitiu no rescaldo eleitoral, a verdade é que o PSD nunca se recompôs das fricções internas. Ainda hoje, Miguel Relvas (até então desaparecido em combate!), Luís Menezes e Almeida Henriques vieram pedir a saída de Rui Rio. O PSD está dividido entre facções do centro e da direita, e os próximos tempos vão ser duros. Como é lógico, o mal-estar dentro das estruturas internas a nível nacional também teve repercussões em Aveiro, com alegadas dissonâncias em torno da escolha dos candidatos do partido.
O PSD venceu na Murtosa, em Sever do Vouga, Aveiro (concelho, embora aqui com uma vantagem mínima), Vagos, Anadia e Oliveira do Bairro.
No entanto, houve uma boa notícia nas hostes sociais-democratas. A entrada de Carla Madureira, (residente em Esmoriz e atenta às dificuldades existentes em Ovar e no restante distrito de Aveiro) no Parlamento Português poderá ser certamente uma mais-valia. Será uma voz na qual muitos concentram agora as suas esperanças!
O Bloco de Esquerda, encabeçado em Aveiro por Moisés Ferreira, foi o segundo partido da noite que conheceu um resultado similar de "sabor a vitória". Os bloquistas tiveram 9,9% e elegeram 2 deputados por Aveiro (mais 1 em relação a 2015). Os esquerdistas apostaram numa campanha bastante dirigida para os jovens e para novas políticas que foram bem acolhidas pela sociedade em geral.
Por seu turno, o CDS-PP, representado em Aveiro por João Almeida, conseguiu eleger um deputado (5,7%). Os centristas conseguiram ter um resultado minimamente positivo no panorama aveirense, escapando à derrocada que se verificou noutros distritos.
Apesar dos seus bons esforços, a CDU de Miguel Viegas e o PAN de Filipe Cayolla não conseguiram eleger qualquer representante no Distrito de Aveiro. Ambos reconhecem que sonhavam com um resultado melhor. Mas também é verdade que, em 2015, estes partidos não tinham conseguido também eleger qualquer deputado por Aveiro. 





Imagem nº 1 - Pedro Nuno Santos, cabeça-de-lista do PS por Aveiro, conseguiu um resultado histórico no distrito.





Imagem nº 2 - Apesar de o PSD não ter conseguido um bom resultado no distrito Aveiro, a eleição de Carla Madureira para a Assembleia da República pode ser uma boa notícia para o concelho de Ovar.
Direitos da Foto - PSD Ovar





Imagem nº 3 - O Bloco de Esquerda cresceu no Distrito de Aveiro. A campanha de Moisés Ferreira foi bem recebida pela população.





Imagem nº 4 - João Almeida, representante máximo do CDS-PP por Aveiro, evitou males maiores, confirmando a sua eleição no Parlamento. O nome de João Almeida está inclusivamente a ser veiculado para uma eventual sucessão à liderança do partido, dado que Assunção Cristas não se irá recandidatar.






Tabela nº 1 - Resultados das Eleições Legislativas de 2015 e 2019 pelo Círculo de Aveiro. A direita perdeu força. PS conseguiu uma forte recuperação, e o BE também cresceu.

Um comentário:

  1. Viva
    Mais importante do que comparar taxas de abstenção, entendo que o que se deve comparar é o número de votantes em cada eleição...
    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir