sexta-feira, 24 de abril de 2020

Consequências sérias atingem os clubes desportivos da cidade

Começaremos pelo voleibol, isto é, pelo Esmoriz Ginásio Clube, onde o seu presidente António Guilherme Costa concedeu uma entrevista à Agência Lusa (tendo sido a reportagem citada igualmente  pelo OvarNews). De acordo com as suas declarações, muitos dos patrocinadores do clube têm as suas casas fechadas, não podendo assim apoiar a instituição desportiva. Além da considerável diminuição das suas receitas, existem também dificuldades acrescidas para garantir o pagamento dos vencimentos dos atletas séniores, e a próxima época poderá ser comprometida em termos de construção do plantel. A instituição desportiva rejeitou ainda a possibilidade de se suspender as provas até 31 de Agosto, defendendo que a época actual já deveria ter sido dada como concluída. O Esmoriz Ginásio Clube conta com um orçamento anual na ordem dos 50 mil euros, sendo que 70% dos atletas estão vinculados por mais uma época, o que obriga à necessidade do clube possuir algum dinheiro para resistir a estes tempos duros. 
Muitas das preocupações elencadas nos parágrafos anteriores são também partilhadas por Bruno Lima (treinador) e Roberto Reis (principal estrela da equipa), os quais sublinham ainda a necessidade de a forma física ser mantida à distância, de modo a que os atletas evitem lesões graves no futuro e estejam sempre preparados para a alta competição. 
Sabemos que os jogadores têm interagido através das novas tecnologias, acompanhando o contexto actual e procurando resguardar-se dum eventual contágio.
No futebol, o Sporting Clube de Esmoriz também se queixa da diminuição das receitas devido às dificuldades vividas pelos seus patrocinadores. Ao Jornal Praça Pública, o treinador Miguel Correia admite que a  "Federação Portuguesa de Futebol e Associações lançaram-nos para uma morte lenta", aludindo às dificuldades enfrentadas pelos clubes amadores ou semi-profissionais neste preciso momento. No entender do técnico, a época deveria também ser anulada, caso não haja forma de a concluir. O técnico não sabe se irá permanecer à frente da equipa na próxima época.
Recorde-se que, antes da pausa abrupta das competições desportivas, o Esmoriz Ginásio Clube era sexto classificado no Campeonato Honda (qualificado para o playoff intermédio de voleibol), enquanto que o Sporting Clube de Esmoriz encontrava-se na oitava posição na Divisão de Elite de Aveiro (com a manutenção bem encaminhada no panorama futebolístico).



Sete em cada 10 famílias vive com dificuldades financeiras | TVI24

Imagem meramente exemplificativa retirada da TVI 24

Nenhum comentário:

Postar um comentário