quinta-feira, 9 de abril de 2020

Todas as indústrias do concelho poderão voltar a laborar a partir da próxima terça-feira

Na próxima terça-feira, dia 14 de Abril, todas as indústrias do concelho de Ovar poderão voltar a operar, embora com algumas limitações. O mais recente despacho governamental alarga o direito de laboração a todas as fábricas, depois de já ter concedido algumas excepções nos últimos dias. 
No entanto, há restrições a ter em conta: só podem trabalhar cidadãos que sejam residentes no concelho (os outros terão que trazer justificações de força maior para poderem entrar no município), apenas poderá trabalhar um terço da força laboral normalmente prevista respeitando as condicionantes de distanciamento, os trabalhadores devem seguir as normas de protecção individual (equipamentos e orientações da Direcção Geral da Saúde), trabalhadores com mais de 60 anos estarão dispensados de trabalhar.
O Despacho nº 4394 - C/2020 é assim sensível às reivindicações de muitos empresários do município. No entanto, é necessário assegurar que o regresso gradual à normalidade seja devidamente monitorizado pelas autoridades competentes, de forma a salvaguardar a saúde dos trabalhadores.
No que concerne à Cerca Sanitária, cremos que a mesma deverá ser levantada no próximo dia 17 de Abril ou até antes... Não faz sentido ter milhares de pessoas a trabalhar, colocando em causa a quarentena geográfica, e manter um isolamento que a partir da próxima terça-feira já não terá grande eficácia...
Segue-se o despacho publicado hoje em Diário da República (clicar em cima para visualizar melhor).











Nenhum comentário:

Postar um comentário