terça-feira, 21 de abril de 2020

Em diálogo com João Gomes


À conversa com os senhores dirigentes da Comissão de Melhoramentos de Esmoriz
5 Perguntas de Rotina, 5 Respostas de Quarentena
Entrevista publicada originalmente na Página da Comissão de Melhoramentos de Esmoriz


Hoje é dia de falarmos com João Gomes, Vogal da Direcção da Comissão de Melhoramentos de Esmoriz e Presidente do Grupo de Teatro Renascer. Vamos tentar saber o que anda ele a fazer através de um questionário que lhe enviamos.


1 – Olá João. Que impacto sentiu quando foi decretado o Estado de Quarentena em Ovar? Acha que foi uma medida justa? 📌


R: Na minha opinião foi. Foi uma medida que deve ter sido difícil de tomar, mas teve de ser tomada.
Aliás, mesmo antes do Estado de Quarentena em Ovar, a direção do Grupo de Teatro Renascer já tinha uma Plano de Prevenção e Atuação no combate à COVID-19. Fizemos o espetáculo no Altice Fórum em Braga no dia 23 de Fevereiro, e na semana a seguir encerramos todas as atividades. Encerramos os ensaios da Escolinha Renascer, fizemos pausa a um projeto de formação teatral em colaboração com a EB 2/3 Florbela Espanca, e adiamos alguns espetáculos.



2 – É presidente do Grupo de Teatro Renascer. Como avalia o sucesso cada vez mais estonteante da peça “Rapunzel”? 📌

R: É um sucesso que, na minha opinião suspeita, é merecido. O elenco é fabuloso e o trabalho está à vista. O que as pessoas não sabem é que tivemos quase um ano de preparação até à estreia, que foi a 19 de outubro.
Mas mais do que isso, o sucesso só é facilmente determinado pelo número de pessoas que têm interesse em assistir. Desde a estreia, fizemos 3 sessões esgotadas em Esmoriz (sempre com públicos diferentes, e alguns repetentes), um espetáculo esgotado em Póvoa de Lanhoso e mais de 1.200 pessoas no Altice Fórum em Braga. Contas feitas, em 5 espetáculos, perto de 2.000 pessoas viram a Rapunzel.



3 – O Renascer teve sucesso na mais recente edição do CONTE (Concurso Nacional de Teatro) com Rui Tavares a ganhar o prémio de melhor interpretação masculina. Como encarou a prestação na Póvoa de Lanhoso bem como a distinção daí resultante? 📌


R: O Renascer já é um histórico no CONTE (Concurso Nacional de Teatro). Já lá fomos algumas vezes. Este ano sentimos que tínhamos algo mais, que esta produção era especial. E assim foi. Duas nomeações, de Melhor Cenografia e de Melhor Interpretação Principal Masculina, esta última acabaria por ser ganha pelo nosso Rui. Os prémios coletivos e individuais são o reflexo do esforço de todos. Esta produção levou à Póvoa de Lanhoso um total de 26 pessoas, entre elenco e técnicos, pessoas essas que abdicam diariamente das suas vidas pessoais em prol de um projeto que tem como motivação a paixão pela arte do teatro.
Quanto à vitória do Rui, foi um orgulho tremendo. O Rui é um jovem muito talentoso e esperamos que continue connosco durante muito mais tempo.



4 – O cancelamento/reagendamento dos espetáculos foi certamente um resvés? Acredita que o COVID-19 não irá prejudicar a evolução dinâmica da coletividade? 📌

R: Não só irá como já está. Estamos a estudar opções, mas o mais importante continua a ser a saúde e o bem estar de todos. Já tivemos espetáculos adiados ainda sem nova data. Este tipo de questões está a causar-nos perturbações e sabemos que as áreas artísticas serão talvez das mais afetadas pela pandemia. O medo de multidões em espaços fechados, que é basicamente o nosso propósito, ainda se manterá durante algum tempo. Mas estamos confiantes de que vamos voltar aos palcos o mais rapidamente possível.



5- Que surpresas culturais poderemos esperar do Renascer até ao final do ano? 📌

R: As surpresas manter-se-ão surpresas. Estamos a trabalhar no sentido de regressar com a maior segurança e voltar a devolver o teatro à população. Entretanto, podem sempre seguir o Grupo de Teatro Renascer no Facebook (www.facebook.com/gteatrorenascer). Estreamos uma peça no formato digital. Para quem não teve oportunidade de ver, ou queira rever, está disponível no nosso Facebook a peça “Flor Alma Espanca”. Estamos a arranjar outras peças para publicar e entreter um pouco as pessoas durante estes tempos complicados.
Aproveito para deixar esta mensagem em tom de brincadeira: Se a Rapunzel aguentou 18 anos presa num castelo, nós também conseguimos! Obrigado pela oportunidade! Um bem haja!







Nenhum comentário:

Postar um comentário