quarta-feira, 22 de abril de 2020

Movimento "Caixa Solidária" chega até Esmoriz

O Movimento Caixa Solidária nasceu recentemente em Lisboa através da iniciativa do cidadão Nuno Botelho que se lembrou de pegar numa caixa, encher com alimentos e colocá-la num jardim para quem necessitasse de uma ajuda alimentar, no decurso desta conjuntura adversa provocada pelo COVID-19. 
A iniciativa logo se transformou em êxito na capital portuguesa. Vários cidadãos com carências económicas procuraram esses alimentos distribuídos gratuitamente, enquanto outros, com uma posição social mais estável, contribuíram, doando alimentos para essa iniciativa. Os que podem, oferecem alimentos, os que necessitam, vão lá buscá-los. As caixas são um intercâmbio solidário de quem doa e de quem recebe.
Este movimento alastrou-se de forma espontânea a outras cidades do país, nomeadamente Braga, Santa Maria da Feira, Setúbal, Guimarães, Tomar, etc.
Agora é a vez de Esmoriz aderir, tendo sido colocadas duas caixas solidárias no edifício da Junta de Freguesia de Esmoriz. Os cidadãos que puderem contribuir deverão doar bens alimentares e de higiene de forma a ajudarem os mais necessitados que também se deslocarão até ali para levarem alguns dos produtos. 
O lema é simples: "Leve o que PRECISAR, Ofereça o que PUDER!"
Para que esta iniciativa seja sustentável, as pessoas que tenham capacidade económica para tal deverão apoiar e contribuir. É feito ainda um apelo para que todos desinfectem os bens antes de oferecer e depois de levar.
A iniciativa da Caixa Solidária em Esmoriz é levada a cabo por Ana Gomes, João Gomes, Francisco Fabião e Carina Santos.




Imagem nº 1 - A iniciativa decorre no edifício da Junta de Freguesia de Esmoriz, mais concretamente na ala sul da mesma.




Imagem nº 2 - Alguns bem alimentares já foram reunidos. Mas os cidadãos devem ajudar a encher estas caixas solidárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário