sábado, 25 de abril de 2020

Desejamos um óptimo 25 de Abril para todos

Assinala-se hoje o 46º aniversário da Revolução do 25 de Abril. É uma data que nos permitiu voltar a abraçar o advento da liberdade. Só por isso, já valeu certamente a pena. Imaginem viver num país onde não podemos dizer o que pensamos, onde somos perseguidos pelos nossos ideais (que até podem ser pacíficos) ou no qual temos mesmo que cometer auto-censura só para não atrair problemas para o nosso lado.
Não digo que esta revolução já atingiu todas as suas finalidades porque ainda não. O caminho a percorrer é longo - precisamos de mais igualdade social, de uma carga tributária mais branda e de um sistema mais transparente e menos comprometido com interesses ou lobbies alheios.
A nossa democracia já passou por momentos doentes, e agora avizinha-se uma nova crise económica. Um desafio que vai colocar novamente o actual regime à prova, só que desta feita as causas não se devem aos desvarios políticos mas antes a um vírus proveniente do Oriente. E esperamos que este seja mais um obstáculo ultrapassado.
O 25 de Abril já nos deu a plena liberdade, mas ao nível da felicidade, sinto que o povo ainda não alcançou a sua plenitude.
Falta mais riqueza e justiça sociais.
Precisamos de uma economia mais competitiva e com salários dignos para os trabalhadores, de uma justiça que não olhe de forma diferente ricos e pobres, de uma política que valorize os méritos e não as escaladas por interesses, de uma educação que eleve os valores da transparência e da liberdade diante dos alunos mais novos e que ensine o respeito pela natureza, um sistema de saúde que não tenha listas de esperas intermináveis para operar pacientes em sérias dificuldades, de uma sociedade que resolva, uma vez por todas, o problema dos sem-abrigo (pelo menos, daqueles que querem relançar as suas vidas), e muito mais do que isto...
O 25 de Abril ainda está hoje em construção. Vivemos na sua era e podemos contribuir para melhorá-lo. 



25 Abril: Sessão solene reduzida e desfile substituído por ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário