sábado, 21 de setembro de 2013

Correio dos Comunicados Políticos - Comunicados do Mandatário da Candidatura do PSD a Esmoriz; Projecto do PSD Ovar

Caros Esmorizenses, 

Aceitei o convite para estar aqui por dever de cidadania e porque conhecendo bem o Antonio Bebiano e o Salvador Malheiro, acredito nas suas capacidades e no projeto que nos apresentam. 

É portanto para mim uma honra ser o mandatário desta candidatura que representa uma Nova Energia para a Cidade de Esmoriz.

Neste tempo novo que vivemos, quero falar-vos do passado… não o passado recente de má memória, porque esse não nos honra nem dignifica, antes nos envergonha.
Falo do nosso passado histórico, desconhecido de muitos de tão esquecido e ignorado. 
Segundo o livro “Achegas Para o Estudo da História Local” do Padre Aires de Amorim, Gondesende, o lugar na parte alta de Esmoriz, é um topónimo de origem germânica, o que denuncia a permanência destes povos por aqui. 
Gondesende é o genitivo do antropónimo “Gondesindus” que já nos aparece no ano de 897.
É uma palavra composta de Gund (combate, batalha) e sinths (caminho, expedição), significando pois, ida para o combate.” 
E esta é a herança genética que caracteriza este povo, de pescadores, tanoeiros, cordoeiros, vendedores, comerciantes, industriais e tantas outras fainas. 
Eis porque aqui estamos! 
Como diz o Brasão da Cidade, “Virtus in Labores”
Não somos de virar a cara á luta e estamos neste combate que não é contra ninguém, mas sim por Esmoriz, em prol de um futuro melhor para os que cá vivem e para quem nos visita. 
O “Maire” de Darveil, (cidade Francesa Geminada com Esmoriz) que nos visitou há bem pouco tempo, dizia com aquele olhar livre e descomprometido de quem vem de fora: "Esmoriz mudou muito em determinadas coisas, mas noutras contínua exatamente igual"
Ora é este sentimento que é urgente inverter no íntimo das pessoas, proporcionando mais e melhor urbanismo, mais desporto, mais cultura, mais lazer, mais apoio social e económico, em suma mais progresso, mais desenvolvimento e mais qualidade de vida. 
Temos ainda, carências evidentes a vários níveis, que só se resolverão com ideias, inovação, convicções, estratégia, planeamento, trabalho, competência, seriedade e honestidade. 
As eleições intercalares de Janeiro proporcionaram o princípio de uma mudança que é já por de mais evidente na cidade, pese embora as limitações de tempo e de orçamento.
Estas eleições autárquicas destinam-se a eleger o poder local, que pela proximidade com o cidadão, aconselha à escolha dos melhores independentemente da ideologia de cada um. 
Não tenho dúvidas que se no próximo dia 29 de Setembro, merecermos o reconhecimento e a confiança dos Esmorizenses estará aberto o caminho para que Antonio Bebiano e a sua Equipa possam dar continuidade ao trabalho efetuado e demonstrar que são capazes de mais com uma nova energia e uma nova forma de fazer e de estar na política, por uma cidade melhor.
Felicito todos os elementos desta candidatura pela coragem de darem a cara pelo partido, neste tempo tão difícil para Portugal e para todos nós, numa prova por demais evidente de que quando se ama, há valores que estão acima de tudo e não se renegam convicções.
Estamos neste processo, como já estivemos em Janeiro, com Respeito, Elevação e Civismo reafirmando que o nosso compromisso é aqui, é com os nossos concidadãos. 
É com Esmoriz! 

Jorge Marques
(Ex-Presidente do Esmoriz Ginásio Clube)



Imagem nº 1 - Salvador Malheiro, Jorge Marques, António Bebiano e Carla Madureira estão juntos na Candidatura à Junta de Freguesia de Esmoriz
Foto retirada da Página Merecemos muito mais (PSD)

__________________________________________________________________"_______________


Apelo do mandatário da NOVA ENERGIA ESMORIZ:

Companheiros e Companheiras,

Estamos na reta final da campanha eleitoral pelo que apelo à participação empenhada de todos nas ações de campanha.

Amanhã Domingo a arruada e festa comício na praia representam um momento muito importante numa demonstração de força e unidade em torno de Antonio Bebiano e Salvador Malheiro.

A Vossa presença é imprescindível, não faltem.

Saudações Sociais Democratas e Nova Energia.

Jorge Marques


Imagem nº 2 - Amanhã, Domingo, o candidato à CM de Ovar promoverá uma arruada e festa-comício.
Cartaz do Movimento de Apoio à Candidatura de Salvador Malheiro


_______________________________________________________________________"__________

Projecto do PSD Ovar, encabeçado por Salvador Malheiro


Imagem nº 3 - Os planos que Salvador Malheiro deseja desenvolver no Município de Ovar.
Retirada da Página Oficial do PSD Ovar


Nota: O PSD lançou ainda a informação de que obteve o apoio de algumas personagens ilustres da política concelhia, nomeadamente José Américo (vereador municipal e mentor de importantes projectos), Raimundo Rodrigues (Ex-Presidente da Câmara Municipal de Ovar) e Alcides Alves (Ex-Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz).

4 comentários:

  1. Olá
    Alcides Alves, «personagem ilustre«?
    Onde?!

    Ele é cada tio nos pés....

    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eh eh eh

      Também já me disseram isso, mas certo é que ele venceu 3 eleições seguidas em Esmoriz (duas pelo PS e uma como independente), por isso, deduzo que tenha influência nalgum sector da sociedade esmorizense. Pode não ter sido um grande político (depende da óptica de cada um! passado é passado!), mas é uma pessoa com alguma popularidade na terra. Pode valer, quem sabe, umas boas dezenas de votos, senão até centenas... E como isto está tão renhido entre o Vítor e o Salvador... Cada voto é bem vindo para ambos os lados.
      E isto está mesmo a chegar ao fim!

      Excluir
  2. Olá

    Antes de mais, parabéns pelas 100 mil visitas e pena é que, não existam mais comentários aos posts...

    _______________________________________

    É no Verão que as TVs, umas ao Fim de Semana e outras durante a semana, fazem programas em directo das Terras de Portugal.

    Este FS não foi excepção e quando vi Helder Reis num directo da Quinta da Aveleda - ele que até é de Esmoriz e foi candidato pela candidatura vencedora á Junta de Feguesia - lembro-me que fazer um pouco mais pela sua Terra não deve custar muito....

    Já agora, em tom de «abrolhos», António Bebiano também é dirigente do Moviment Cívico Pró-Barrinha e não me lembro
    de o ver a dar a cara por este Movimento...

    Meus senhores, não basta «dar o nome»...há que fazer-se Obra!

    Enfim....

    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Augusto,

      O Hélder Reis poderia simplesmente pedir para que se fizessem gravações em Esmoriz, por exemplo, na altura da Festa do Mar. Realmente, ele poderia puxar mais pela terra.
      Quanto ao Bebiano, sim faz parte do Movimento da Barrinha, e acredito seriamente que ele deseja recuperar a Barrinha, quanto ao seu envolvimento, talvez pudesse ser melhor, mas pronto, ainda vai a tempo de ser um elemento bastante útil na resolução desta questão. Pelo menos, eu faço votos para que tal aconteça.
      A ver vamos as cenas dos próximos capítulos.
      Agradeço, desde já, os seus elogios e pelo facto, de nos seguir atentamente.

      Um abraço

      Excluir