quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Reacções ao boato sobre o suposto fecho das escolas de Matosinhos e Gondesende

São já conhecidas algumas reacções/opiniões que transcrevemos a partir do Facebook sobre este rumor, e por isso, iremos citá-las, até para enriquecer o debate e de forma a que seja do conhecimento de todos:


Fernanda BritoSim, é verdade. Assim que acabou o ano lectivo tivemos uma reunião na escola de Matosinhos com grupos competentes e foi garantido que este próximo ano não fechava. Acho mal pois é a escola mais recente de esmoriz e foi a escola que nunca fizeram obras vai-se lá saber porquê!!!???



Ana Costa: Não sei nada sobre esse assunto ... Mas é uma porcaria este governo e ministros de tudo e mais alguma coisa ...daqui a mais alguns anos, não temos escolas para os nossos filhos ... Na escola secundaria de Esmoriz tem salas com mais de trinta alunos ... Não sei como vai ser depois este governo diz que quer apostar na saúde e na educação ...


Helena Amaral: Poucos alunos nas áreas abrangidas por estas escolas.


Lúcia Dias: Não sei se me fica bem falar... Nós, os pais de Matosinhos, fizemos alguma coisa, o suficiente, para a Pré abrir com 8 meninos. Espero que quem ganhar as eleições, olhe para a educação das nossas crianças com empenho e dedicação e não andarmos aqui a brincar ao agora "Eu é que mando".


Maria Rodrigues: Eu pessoalmente não quis a minha filha em Gondesende, porque as turmas da primária tem dois anos juntos o que, na minha opinião, não é bom para a aprendizagem dos alunos e muito cansativo para as professoras.


Nuno Reis: Já foi garantido, pelo Presidente da Câmara de Ovar, aos pais dos alunos da escola de Matosinhos de Baixo que nenhuma escola de Esmoriz vai fechar, e se fecharem é graças a esses boatos que levam os outros pais a inscreverem os filhos noutras escolas porque pensam que as escolas vão encerrar, e assim temos escolas super lotadas ,com turmas enormes e outras quase sem alunos.


Maria Glória Oliveira: Nenhuma destas escolas vai fechar e quanto à escola de Gondesende tudo indica que vai continuar a educar e ensinar crianças durante alguns anos. Tudo farei assim como os demais docentes desta escola para que assim seja.


As opiniões são díspares. Parece que o actual ano lectivo não estará em causa, mas a dúvida permanece no ar, pois não sabemos o dia de amanhã. É imperioso que o povo esmorizense, nestes dias derradeiros de campanha eleitoral, faça exigências neste sentido aos candidatos, pois não podemos permitir que dois estabelecimentos de ensino possam encerrar a breve-médio prazo. Por isso, vamos lá inquirir os cabeças-de-lista sobre este assunto e tem de ser agora, porque depois podemos já não ser devidamente ouvidos!




Imagem nº 1 - As nossas escolas devem ser preservadas para o bem das nossas crianças!

2 comentários:

  1. Se "investigarem" um bocadinho, vão ver que as crianças em falta ma escola de Matosinhos estão todas na escola da Vinha.
    Infelizmente tem acontecido ano após ano a escola da vinha estar a arrebentar pelas costuras, mas com alunos vindos de "fora".
    Será porque é uma escola que recentemente sofreu obras de melhoria e que possui cantina?
    Por dois anos consecutivos tive conhecimento de crianças que ficaram de fora na pré porque os lugares já estavam todos preenchidos. Acontece que estas crianças moram a escassos metros da escola da Vinha.
    É preciso que os responsaveis do agrupamento tenham consciência e seja dada prioridade às crianças que realmente fazem parte do lugar, logo pertencem aquela escola.

    ResponderExcluir
  2. Não entendo o porquê de tais boatos, até pq a escola de matosinhos, tem a nivel humano (aquilo que como pai me reocua mais) dos melhores profissionais, desde professores a auxiliares, um ambiente quase familiar (a vantagem de poucos alunos)....questino se tais boatos não estarão ao serviço de outros interesses, mas como o que me interessa é a educação dos meus filhos foi garantido que a escola não fechará bem como sofrerá obras de remodelação (informação por parte da cãmara de ovar)...ficamos a aguardar. A escola tem cantina, espaços e acessos que podem e devem ser potenciados. É dever da sociedade alertar os orgãos competentes para impedir que estes governso acabem com o ensino público!

    ResponderExcluir