sábado, 14 de setembro de 2013

A Exposição do Movimento Cívico Pró-Barrinha no Novo Parque do Buçaquinho

Apesar de não existir uma estimativa oficial, é certo que a Nova Exposição Rotativa do Movimento Cívico Pró-Barrinha, que se pautou pela novidade e diversidade de temáticas, já atraiu vários curiosos. Há já alguns sócios inscritos que se associaram assim a esta importante causa.
Inicialmente, a Exposição encontrava-se à entrada da Cafetaria do Novo Parque do Buçaquinho, o que fazia com que os frequentadores de tal conceituado café, visualizassem automaticamente  os 4 paralelepípedos, recheados de 16 textos sobre o Maior Sistema Lagunar do Norte do País. Por isso, é presumível que fossem vários os indivíduos que ficaram positivamente surpreendidos com a Exposição. Actualmente, e dada a irregularidade climática, a Exposição encontra-se no Corredor que outrora acolheu a Galeria de Fotografias inerente ao Agrupamento dos Escuteiros de Esmoriz.
Mesmo assim, o sucesso da Exposição é indiscutível. Várias temáticas foram abordadas: Biodiversidade da Lagoa e seu Meio Envolvente, a Floresta, a Bacia Hidrográfica, a Poluição, a História do Movimento com os seus objectivos, feitos e constituição da sua equipa com personalidades habilitadas em diversos Cursos Científicos.
"Sensibilização" é pois a palavra-chave desta iniciativa, pois é necessário que as pessoas procurem respeitar o Meio-Ambiente.
Arménio Moreira, Presidente do Movimento Cívico Pró-Barrinha, confidenciou-nos ainda que o Novo Parque do Buçaquinho é um excelente lugar para estar em contacto com a Natureza, ressalvando o aparecimento frequente de águias de rapina, patos e garças-reais.
Em seguida, apresentamos algumas imagens da nossa autoria que atestam o trabalho bem feito por esta Associação Ambiental:



Imagem nº 1 - Os peixes que podem ser encontrados na Barrinha. Destaque para a enguia, as tainhas e os robalos.




Imagem nº 2 - Campanha de Angariação de Sócios.



Imagem nº 3 - Os objectivos e a Equipa do Movimento.



Imagem nº 4 - Os nomes que fazem parte desta prestigiada Associação.



Imagem nº 5 - Os feitos do Movimento desde o ano 2000, data da sua fundação.



Imagem nº 6 - Vista sobre os quatro paralelepípedos.



Imagem nº 7 - A maldição da poluição, resultante duma total impunidade!



Imagem nº 8 - Os inúmeros insectos da Barrinha.



Imagem nº 9 - Nos animais de Mato, destacamos a raposa!




Imagem nº 10 - As várias espécies de Aves.




Imagem nº 11 - A Bacia Hidrográfica.




Imagem nº 12 - As espécies de árvores existentes.



Imagem nº 13 - Outra perspectiva sobre a Exposição.




Nenhum comentário:

Postar um comentário