segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Especial Autárquicas X - A interpretação crítica pormenorizada do Cusco sobre os resultados em Esmoriz

Comecemos por Esmoriz, que assistiu à vitória confortável de António Bebiano, cabeça de lista do PSD que obteve quase o dobro dos votos do segundo classificado, neste caso, Rosário Relva (GIPE) que, por seu turno, levou a melhor sobre os socialistas, ainda bastante abaixo daquilo que seria expectável. Como já dissera, não houve vagas para a entrada dum quarto partido, ao contrário do que ocorrera nas passadas intercalares.
O PSD conseguiu eleger 7 membros para a Assembleia, o GIPE ficará com 4, enquanto que o PS terá 2! Face às últimas intercalares, os sociais democratas passaram dos 35 % para os 47% destas autárquicas gerais - um aumento na ordem dos 12%. O povo de Esmoriz terá ficado assim bastante satisfeito com as iniciativas do actual executivo durante os últimos 8 meses. Creio que esta poderá ser a principal causa desta vitória mais distanciada. O PSD tem agora maioria absoluta, contudo terá que continuar a apresentar obra. As expectativas são mais altas do que nunca... A bola está agora do lado do arquitecto António Bebiano!
O GIPE perdeu 11 % das intenções de voto face às últimas intercalares (dos 35% de Janeiro passou para os actuais 24%). Perdeu um mandato, e fica agora com 4 elementos na Assembleia! Mesmo assim, a equipa liderada por Rosário Relva manterá alguma representação nas Assembleias de Freguesia, pese esta derrota clara.
Desilusão também no lado do Partido Socialista, já que o grupo encabeçado por José Manuel Sá esperava uma subida muito mais acentuada em termos percentuais. Mesmo assim, o PS passou dos 11% para os 14, 5%, o suficiente para ter agora dois elementos (em vez de um, face às passadas intercalares).
Tanto os "rosaristas" como os socialistas acabaram por se afundar em divisões desde 2009, e evidentemente perderam pedalada para os sociais democratas. Se quiserem voltar ao topo, terão que mostrar que têm agora um grupo firme e sólido, capaz de oferecer garantias seguras aos esmorizenses.
Não houve partido sensação. Nem bloquistas, nem populares, nem comunistas conseguiram representação na Assembleia de Freguesia, e por isso, não poderão ficar satisfeitos com os resultados obtidos. Contudo, a sua participação nos assuntos da cidade poderá ser útil e bastante proveitoso para a comunidade.
A abstenção diminuiu dos 60% para os 47%. Num universo de 10 488 pessoas inscritas, votaram 5 574, isto é 53%! Houve 2,4 % de votos em branco e 3,1 % de votos nulos, o que totaliza 5,5 % de votos sem expressão clara em nenhuma das alternativas propostas.
Em suma, só houve um partido em Esmoriz que se pode dar totalmente satisfeito pelos resultados... contudo, a Cidade só irá para a frente com a participação construtiva de todos. 
Já agora, parabéns aos vencedores e honra aos vencidos!
VIVA ESMORIZ! VIVA A DEMOCRACIA!



Imagem nº 1 - António Bebiano (PSD) alcançou uma reeleição confortável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário