terça-feira, 24 de setembro de 2013

Questionário e as Respostas do Bloco de Esquerda - Ovar

Antes de mais. As candidaturas do Bloco de Esquerda ao Concelho de Ovar concorrentes às eleições autárquicas 2013, agradecem a contribuição do Cusco de Esmoriz para o esclarecimento da população num período sempre importante na vida de um país e de uma democracia. 


1. Quais os motivos que levam a si e a sua equipa a avançar para a Candidatura?

São simples e concretos. Face às atuais condições do país e num momento em que as politicas nacionais têm uma consequência particularmente nefasta para a vida das populações, quer seja na quebra dos rendimentos, no desemprego, na privatização de monopólios naturais (água) e serviços públicos e num momento particularmente difícil na intervenção social, concluímos que a urgência de apresentar um programa politico que desconstrua e que dê um novo sentido à vida era um imperativo do Bloco de Esquerda. E portanto assim o Bloco constitui-se como a força politica portadora dessa alternativa com um programa coerente, consciente e exequível, onde as pessoas possam viver mais próximas criando redes de solidariedade e vizinhança, onde a palavra de ordem é reabilitar e não demolir, onde o orçamento participativo seja uma realidade, onde a educação irá ser a ferramenta para o desenvolvimento e a reutilização bem como a produção de alimentos integradas no tecido urbano possam ser uma realidade.


2- Como caracteriza a sua equipa? Por outras palavras, mencione os pontos fortes do seu colectivo.

Essencialmente em duas vertentes. Uma equipa que se propõe a transformar o concelho e isso implica querer e vontade. Que se apresenta completamente consciente das dificuldades e da realidade do concelho e do país, que sabe que um não indissociável do outro mas que o poder local tem formas de alavancar e potenciar o desenvolvimento de uma região.
Em segundo lugar é uma equipa que é muito transversal ao nível do seu conhecimento e competência e reconhecida nos locais pelos quais passaram como trabalhadores e profissionais. 


3- Que projectos procurará aplicar na Cidade de Esmoriz, caso seja eleito?

Para além dos projetos gerais que queremos aplicar a todo o concelho, que vão desde a recolha seletiva e de proximidade de resíduos para valorização, dotar a cidade de Esmoriz de centralidades urbanas que lhe dêem continuidade territorial, trazer a cultura para quotidiano e para o espaço público até às politicas sociais direcionadas à maternidade, idosos e às famílias sobre endividadas (com a criação do gabinete de apoio municipal)
Mas em Esmoriz é fundamental neste momento resolver o problema da habitação social na praia de Esmoriz, pôr o problema da reabilitação da Barrinha na agenda lutando por esse objetivo e reabilitar as zonas de Gondesende e Campo Grande.


4- Em jeito de curiosidade, qual é o espaço mais bonito ou com maior potencial em Esmoriz?

A parte litoral norte da cidade. Toda a zona de praia que se estende até Paramos e a Barrinha de Esmoriz. Ambas as partes constituintes de um ecossistema onde o mar, a lagoa, a fauna e a flora  preservam na memória aquilo que a Barrinha foi e aquilo que a população de Esmoriz ainda quer que ainda seja.


5- Por fim, deixe uma derradeira mensagem aos eleitores, na qual tentará mostrar argumentos para cativar a sua confiança.

Como já tinha referido o candidato à Junta de Freguesia - Eduardo Ferreira, temos uma estratégia e um projeto para Esmoriz. Não prometemos grandes obras nem ultrapassaremos as nossas competências. Mas temos medidas concretizáveis e comprometemo-nos a defender e a tentar implementar o nosso programa. Estamos dispostos também a ser os defensores dos Esmorizenses contra o assalto de que têm sido alvo, levado a cabo por este governo, em nome dos interesses dos principais responsáveis desta crise. O papel dos órgãos políticos é representar os cidadãos perante os interesses externos e não o contrário. Contra o ataque nacional, medidas locais. 


Bloco de Esquerda de Ovar





Imagem nº 1 - Pedro Rodrigues avança para Ovar, enquanto José Lopes será candidato à Assembleia Municipal.
Foto retirada da Página do Bloco de Esquerda de Ovar no Facebook

Um comentário:

  1. Olá Cusco.
    Sei que este meu comentário nada tem a ver com o post supracitado, mas gostava de ser esclarecida sobre um assunto:
    Agora que se aproximam a passos largos as eleições, gostava de saber, se alguém me souber responder, qual o critério para a escolha das pessoas que se encontram nas mesas de voto.
    Sou uma jovem de Esmoriz, não pertenço a partido algum, mas cumpro sempre o meu direito e dever de voto.
    Constato que na mesa de voto à qual pertenço, estão sempre as mesmas pessoas.
    Como sei que esta função é paga e bem paga, aproximadamente 76€ por este dia e se não me engano com direito a dispensa de um dia de trabalho, também não me importava nada de desempenhar tais funções.
    Tenho cá para mim, que como em tudo que mete politica este é mais um tacho arranjado entre compadres e comadres.
    Se estiver errada alguém que me corrija.

    ResponderExcluir