terça-feira, 17 de setembro de 2013

Questionário e as respostas de António Bebiano (PSD)


1- Quais os motivos que levam a si e a sua equipa a avançar para a Candidatura?

R: Avançamos para esta candidatura para podermos continuar o trabalho que começamos em Fevereiro de recolocar Esmoriz na senda do progresso e nos caminhos da modernidade. Em sete meses não se pode construir uma cidade, mas este executivo já deu nova energia a esta Cidade. Com a mesma equipa que deu mostras da sua capacidade renovamos os nossos compromissos eleitorais assumidos em janeiro nas eleições intercalares na expectativa de podermos contar com a confiança de todos os Esmorizenses para recolocarmos Esmoriz no patamar que merece. 


2- Como caracteriza a sua equipa? Por outras palavras, mencione os pontos fortes do seu colectivo. 

R: O trabalho realizado nestes sete meses à frente da Junta fala por si. Polivalência nas competências, Decisões em equipa e partilhadas, estabilidade, eficiência na resposta às solicitações da população, disponibilidade para ouvir, dinamismo, capacidade de concretização e para gerar consensos (todas as propostas foram aprovadas por larga maioria, mesmo não dispondo de maioria absoluta na Assembleia de Freguesia).
Temos gente que nos últimos anos tem acompanhado os dossiês autárquicos. Temos gente com provas dadas na vida e na cidade, gente jovem com irreverência, espírito de iniciativa, futuro promissor, formação académica, gente de trabalho e que gosta da sua terra. Temos gente que sabe de planeamento, de obras e urbanismo, de comunicação, de economia e finanças, de gestão, de educação, de acção social, de cultura, de empresas, de leis, de pesca, de hotelaria e turismo.
Temos gente com total disponibilidade para trabalhar pela cidade. Temos gente de mente aberta, capaz de ouvir e de interpretar o sentir e o pulsar da cidade.


3- Que projectos procurará aplicar na Cidade de Esmoriz, caso seja eleito? 

R: Procuraremos, como é obvio, implementar o nosso programa (que é vasto e ambicioso), mas tendo sempre em mente que o grande problema de Esmoriz é a falta de planeamento a todos os níveis. É uma cidade que continua a ser encarada pelas diversas entidades como uma freguesia de “meia dúzia” de habitantes quando não o é. Esmoriz é uma cidade com quase 12.000 habitantes – nºs dos censos de 2011 -, acreditamos que acima de 15.000 se contabilizarmos os nossos novos moradores com residência oficial nos concelhos vizinhos. É um caso quase único no país de uma cidade com esta dimensão sem sede de Concelho e tem de ser encarada como tal: com cuidados e serviços municipais redobrados. Queremos combater o desprezo ao nível do planeamento e desenho do espaço urbano a que votaram Esmoriz. Esperamos despoletar um crescimento sustentável e digno da nossa dimensão, importância e história. 


4- Em jeito de curiosidade, qual é o espaço mais bonito ou com maior potencial em Esmoriz? 

R: A reabilitação da ETAR e conversão em Parque Ambiental do Buçaquinho veio mostrar-nos que qualquer espaço tem as suas virtudes, virtualidades e o seu potencial. Existem outras situações idênticas na Cidade que requerem uma postura humilde para podermos captar o seu real valor enquanto Património e converte-lo em “mais valia” para a cidade e município. A nossa Barrinha é a Joia da Coroa, mas se olharmos para ela como algo encerrado numa redoma, limitando-a ao espaço físico da Lagoa, ela própria nunca assumirá o seu real potencial. Assusta-me que estejamos todos genericamente preocupados com a Barrinha e não nos preocupemos com a sua envolvente e a sustentabilidade do seu ecossistema, o que, de alguma forma, pode colocar em causa o sucesso da sua recuperação.
Há algo que, fruto da minha formação de Arquitecto me deixa muita mágoa, que é o abandono a que está votado um método construtivo único no país, que são os Palheiros de Esmoriz. São donos de uma beleza invulgar e uma técnica fenomenal e únicas, mas completamente deixados à sua sorte. Espero ainda irmos a tempo de os salvarmos.


5- Por fim, deixe uma derradeira mensagem aos eleitores, na qual tentará mostrar argumentos para cativar a sua confiança. 

R: Há dois caminhos possíveis após estas eleições: um é o caminho agora iniciado de trabalho, serenidade, competência, humildade e seriedade. O outro é voltar Àquilo que Esmoriz tem sido nos últimos anos. Nós somos o garante da 1ª opção. Qualquer outra lista com possibilidades de assumir o poder FOI o garante da segunda. Esmoriz não pode parar… não agora!



António Bebiano
(15-09-2013)



Imagem nº 1 - António Bebiano aposta na continuidade do trabalho até então desenvolvido.


2 comentários:

  1. Pago para ver essa equipa a fazer alguma coisa por Esmoriz, isto é claro... se ganharem.
    Vendo a constituição da equipa...

    ResponderExcluir
  2. "... o abandono a que está votado um método construtivo único no país, que são os Palheiros de Esmoriz."

    Método construtivo = Palheiros

    Muito bem sr presidente! xD
    Tamanho disparate só poderia vir realmente de um arquitecto xD


    "António Bebiano aposta na continuidade do trabalho até então desenvolvido."

    Mas alguém pode especificar ao certo que trabalho é que tem sido desenvolvido até agora?

    ResponderExcluir