terça-feira, 17 de julho de 2018

A propósito da realidade do jornalismo local (nota editorial)

Depois de quase quatro anos a noticiar as realidades dos concelhos de Ovar e Estarreja, o site Ponto e Vírgula decidiu dar por terminada a sua contribuição, tendo elaborado mesmo um texto de despedida, onde se denota alguma indignação em torno da realidade presenciada ao nível do jornalismo local. 
Os apoios, ao nível da publicidade, são realmente escassos, e as pressões/manobras políticas chegam efectivamente a ser uma ameaça ao código deontológico do jornalismo. O reconhecimento público também nem sempre é o melhor. 
Hoje em dia, procurar ser neutro, em termos de jornalismo local, só valerá a pena, se o "jornalista", amador ou profissional, amar aquilo que faz em prol da terra, e se usufruir de alguma disponibilidade diária ou semanal para manter o projecto. Claro que muitos acabam por deixar de ter tempo ou até por se saturar, é natural. É um combate inglório, muitas vezes!
Mas a verdade é que o jornalismo local é imprescindível para manter as comunidades bem informadas, de forma a combater o alheamento destas perante as iniciativas, culturais e sociais, que são proporcionadas nas suas terras. Um público mais bem informado estará mais apto para tomar decisões, sejam elas de que natureza forem. As cidades ganham outra vida, se conseguirmos envolver muito mais gente nos desafios futuros. E o papel da informação é basilar em todo este processo.
Os que se vendem, de forma dissimulada, por um bom par de trocos, e não serão poucos neste país, é verdade, estão à frente da concorrência em termos de financiamento. E até poderão dispor de meios e alavancas camufladas que lhes permitam ter mais visibilidade.
E esta é a realidade que efectivamente deve ser combatida. 
No nosso país, o jornalismo local, tanto o impresso como o digital, está na penúria, e só sobrevive, na maior parte dos casos, devido ao espírito de abnegação e sacrifício dos seus autores. É, nesse contexto crítico, que muitas vezes surgem as abordagens nefastas de incentivo que, muitas vezes, escondem uma mensagem ou uma influência política. 
Há os que resistem a essas tentações nefastas, mesmo que o "lamaçal" até seja tentador do ponto de vista financeiro. Esses sim, merecem o reconhecimento pelo seu trabalho. 
O Ponto e Vírgula pode agora descansar em paz, e com a consciência tranquila, porque reflectiu apenas o ponto de vista, descomprometido e sério, dos seus responsáveis.
Esperemos que uns valentes anos mais tarde, possam vir a dizer o mesmo do nosso blogue. 






Um comentário:

  1. Foi pena só hoje, através deste texto, eu ter tomado conhecimento da existÊncia do Ponto e Vírgula. Terá sido pelo facto de a «concorrência» nunca lhe ter feito referÊncia?

    ResponderExcluir