segunda-feira, 2 de julho de 2018

Escola Secundária de Esmoriz com menção honrosa (in Jornal A Voz de Esmoriz)

No âmbito do Prémio Ano Europeu do Património Cultural (AEPC) 2018, a Escola Secundária de Esmoriz foi distinguida com uma menção honrosa. Apesar de não ter sido contemplada com um prémio maior, a verdade é que o seu papel foi, uma vez mais, tido em conta no panorama nacional. 
Em causa, esteve a apresentação de dois trabalhos por parte das alunas Ana Cunha e Daniela Soares (investigação conjunta), do 10.º ano – Curso Profissional de Turismo Ambiental e Rural, e pelo aluno António José, do 12.º ano – Curso Profissional de Multimédia, sob a coordenação do professor António João Lopes, que acabaram por cativar não apenas a plateia mas também as entidades que presidiam ao certame. 
O primeiro dos trabalhos incidia sobre aspectos que caracterizavam a cidade de Londres, estabelecendo depois uma relação com Portugal, nomeadamente com a importância do vinho do Porto (cenário onde a indústria da tanoaria em Esmoriz desempenhou um papel importante através da produção de barris). Também foi enaltecida a particularidade do “chá das cinco” que a princesa portuguesa, D. Catarina de Bragança, levou para as terras de Sua Majestade. Também o agora internacionalizado pão-de-ló de Ovar poderia ser incluído nessa degustação. Já o segundo trabalho remetia para os azulejos de Ovar, firmando a sua variedade que preenche inúmeras fachadas de moradias. 
Estes dois trabalhos estiveram assim à altura das entidades nacionais que promoveram o Ano Europeu do Património Cultural. 
Apesar de não terem sido premiados ao mais alto nível, a verdade é que os trabalhos foram merecedores de rasgados elogios por parte do júri e de altas individualidades que presidiram à cerimónia na Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa) a 8 de Junho. Neste âmbito, e de acordo com o testemunho directo do Professor Fernando Frazão, a Secretária de Estado da Educação, a Dr.ª Alexandra Leitão, a Dr.ª Isabel Alçada e o Dr. Guilherme de Oliveira Martins (recorde-se que estes dois últimos já foram no passado ministros da Educação), felicitaram a Escola Secundária de Esmoriz pelas iniciativas desenvolvidas. Também os representantes do Centro de Investigação para Tecnologias Interativas da Universidade Nova de Lisboa se renderam aos trabalhos apresentados. 
Nessa sessão esteve igualmente presente Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República Portuguesa, que saudou os participantes e que defendeu a promoção do conhecimento do património cultural nacional e europeu. 




Direitos da Foto - Site do Agrupamento de Escolas de Esmoriz

Nenhum comentário:

Postar um comentário