sexta-feira, 13 de julho de 2018

Projecto de resolução aprovado mas impasse poderá persistir

No dia 12 de Julho, em sessão de Assembleia da República, os deputados aprovaram projectos de resolução em que é recomendada a intervenção do Governo no Parque Escolar a nível nacional, sugerindo assim obras de requalificação a realizar nas secundárias de Lordelo, Penafiel, Valbom, Esposende, Ovar, Esmoriz, Lumiar, no Agrupamento de Escolas Santos Simões, na Escola Básica Frei Caetano Brandão, nas secundárias Padre Benjamim Salgado e de Barcelinhos. Todos os projectos contaram com os votos favoráveis de PSD, BE, CDS-PP, CDU-PEV e PAN (aliás, à excepção de PS e PAN, todos aqueles partidos apresentaram o seu próprio projecto de resolução para a Escola Secundária de Esmoriz). O Partido Socialista absteve-se na generalidade das votações, cenário que fez despoletar alguma discussão. 
Ao todo, os diplomas de resolução aprovados prevêem a requalificação de onze estabelecimentos de ensino, incluindo a Escola Secundária de Esmoriz.
Apesar de se considerar um passo importante, a aprovação desta recomendação não é ainda decisiva para que as obras comecem já. Aliás, caberá agora ao Governo socialista tomar uma posição sobre a matéria.
Neste momento, socialistas e sociais-democratas têm inclusive trocado acusações no que concerne a matérias de responsabilidade em torno da requalificação da Escola Secundária de Esmoriz. Os primeiros acusam a Câmara Municipal de Ovar de não ter incluído a requalificação do estabelecimento de ensino no mapeamento dos fundos europeus, enquanto que, os segundos, alegam não entender como é que o executivo socialista não viabiliza imediatamente as obras, já que a autarquia está disposta a assumir a verba prevista em contexto nacional para a reabilitação.



Imagem relacionada

Foto retirada da Página Diário de Aveiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário