domingo, 8 de julho de 2018

II - Crónica sobre a Sessão Solene do 25º Aniversário da Elevação de Esmoriz a Cidade (As Homenagens)

Esmoriz estava efectivamente de parabéns. Não tanto pela cerimónia solene de hoje, já que a cidade tinha feito vinte e cinco anos (referentes à sua elevação) no dia 2 de Julho, mas pela quantidade de jovens talentos que, nas mais diversas áreas, representam a alma da nossa terra nos mais variados espaços do país e do mundo. A cerimónia serviu, pelo menos, para destacá-los e motivá-los para futuras conquistas.
Exposto isto, e após as intervenções destinadas aos protagonistas políticos, um jovem talento decidiu demonstrar ao público esmorizense os seus dotes musicais. Tratava-se do guitarrista Joaquim Simões que tocou um tema do compositor italiano Bellini, encantando a plateia com o seu próprio estilo. A sua mestria, a forma como imprimia um ritmo sincronizado, o seu bom jogo de dedos, a sensibilidade com que conciliava momentos mais suaves com os mais intensos, tudo nos parecia fácil, mas não era, havia ali muito trabalho, arte, afinco e dedicação. Com 22 anos de idade, Joaquim Santos Simões já venceu alguns festivais, em particular, o conceituado Certamén Internacional de Guitarra Clássica "Andrés Segovia" (ou Sagovia) realizado em Espanha. Aliás, fora o primeiro português a conquistar este feito. Conta igualmente com um currículo académico invejável, estudando assim música na Universidade Robert Schumann em Düsseldorf. Tais feitos justificaram a atribuição de um diploma honroso, de cariz artístico, ao jovem esmorizense. Seria ele um dos principais homenageados da sessão solene.
Foram ainda entregues sucessivamente inúmeros diplomas de méritos individuais e colectivos na vertente desportiva, pelo que não nos foi possível registar com o rigor recomendável os nomes de todos os que foram reconhecidos até porque tais procedimentos simbólicos decorreriam de uma forma muito acelerada. Reparamos facilmente que muitos dos visados eram jovens promissores que se haviam destacado em alguma modalidade. Pelo menos, conseguimos apurar os seguintes e esperamos não termos cometido algum equívoco na denominação:

  • Iniciados Masculinos do Esmoriz Ginásio Clube. Campeões Regionais e Nacionais.
  • Seniores Masculinos da Equipa B do Esmoriz Ginásio Clube. Campeões da III Divisão.
  • Diogo Oliveira e João Ferradaz. Dupla de campeões nacionais de vólei ao ar livre.
  • Alexis Silva. Campeão Regional e grande talento no sector da canoagem.
  • Ana Soares. Feitos alcançados no Kung-Fu.
  • Pedro Marques. Feitos alcançados no Kung-Fu.
  • Renata Morgado. Evidencia-se na área do combate.
  • Maria Fardilha. Evidencia-se na área do combate.
  • Claudia Morgado. Por feitos no Taekwondo.
  • Fernando Leite. Por feitos no Taekwondo. 


Após a atribuição dos diplomas de méritos desportivos, seguiu-se a tradicional entrega dos protocolos de apoio e cooperação para com as entidades que integram o associativismo local. Todas as associações da nossa cidade fizeram-se assim representar, ao mais alto nível, de forma a cimentar a parceria com a cidade de Esmoriz e o município de Ovar, mantendo-se fiéis a mais um nível elevado de compromisso diante da comunidade. 
Houve ainda trocas de lembranças entre os protagonistas da sessão solene. A Junta de Freguesia de Esmoriz ofereceu pequenas maquetes de palheirinhos (concebidos pela artista esmorizense Bem Lérias) aos convidados. Por seu turno, Patrick Barranco, representante de Draveil, ofereceu um relógio simbólico aos dignitários da nossa cidade. 
Voltando às homenagens, diz-nos a história que só um poderia receber a Medalha de Ouro ou de Mérito da Cidade de Esmoriz. A escolha recaiu, desta feita, em Manuel Rodrigues Ferreira, nascido na nossa terra em 1936 e que viria a assumir um percurso político relevante. Antes do 25 de Abril de 1974, tinha sido já autarca e até tesoureiro, mas o seu papel primordial viria a cimentar-se na década de 80. Com dois mandatos alcançados enquanto Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz em 1982 e 1985, Manuel Ferreira desempenhou um papel importante no que concerne à evolução urbana. Teve também um contributo determinante na criação de uma passagem de nível na cidade, na construção do edifício da GNR em Esmoriz e no apoio incondicional prestado ao nascimento da ponte sita na Avenida Raimundo Rodrigues. Pugnou ainda por melhores condições de electrificação de alguns estabelecimentos de ensino na cidade de Esmoriz, nomeadamente da Escola Secundária de Esmoriz. Foi ainda deputado municipal. Não restam dúvidas de que a sua visão impulsionadora foi determinante para que a então vila de Esmoriz pudesse, anos mais tarde, em 1993, dar o salto para o estatuto de cidade. 
Manuel Ferreira subiu ao palco, e apesar de debilitado, conservava uma invejável lucidez. Relembrou o passado e nunca escondeu aquele que fora o seu lema em tempos de gestão mais adversa - "posso perder a batalha, mas não perco a guerra". E de facto, a persistência e a vontade podem fazer a diferença em qualquer cenário, e Esmoriz cresceu porque lutou sempre pelo seu futuro.
Em jeito de encerramento do evento, a Escola de Música do Grupo Coral de Esmoriz proporcionaria uma derradeira animação musical.





Imagem nº 1 - Troca de lembranças entre os responsáveis autárquicos e os protagonistas convidados.
Foto da nossa autoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário