terça-feira, 31 de julho de 2018

Comunicado dos BVE sobre insinuações lançadas por uma reportagem


Nota de Esclarecimento sobre o conteúdo da reportagem emitida a 17/novembro de 2017 do programa “Sexta as 9 “ da RTP titulado “Industria do Fogo

A Direção e o Comando da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, vem por este meio manifestar o seu profundo repúdio sobre o conteúdo da reportagem emitida a 17 de Novembro de 2017 no Programa Sexta às 9 intitulado “A Indústria do Fogo”.
Agora que terminamos a obra, que foi inaugurada e apresentada aos sócios desta Digníssima Associação no último dia 27 de Maio de 2018 a Direção e o Comando de forma unida tem a obrigação de vir a público repor a verdade dos factos, perante o ataque miserável feito a entidades e pessoas de bem.
Na dita reportagem o bom nome desta Associação foi atacado de uma forma ignóbil, injusta, mentirosa, manipulada e tendenciosa envolvendo da mesma forma o nome da empresa Jacinto Marques de Oliveira e o seu Administrador Sr. Eng Jacinto Oliveira, Ex-presidente e Ex Comandante desta Associação que tanto nos deu enquanto desempenhou ao longo de 47 anos os cargos de bombeiro, Comandante e Presidente.
Ora, como diz o Povo: “Quem não se sente não é filho de boa gente”
Este processo da beneficiação das instalações do quartel foi transparente, correto, legal e pautado de todo o rigor administrativo e burocrático. Se assim não fosse, não teria sido aprovado pelas Autoridades e instituições que financiaram este Projeto, concretamente o PROSEUR. Todos os requisitos administrativos e legais foram devidamente escrutinados e avaliados, tendo como corolário a sua devida aprovação. Assim, não há dúvidas de nada! 
Não nos vamos alongar, porque não nos merece qualquer tipo de comentários os critérios jornalísticos e a origem desta reportagem, que foi manipulada através de cortes e inserções parciais das declarações feitas pelo Presidente desta Associação Sr. João Oliveira e pelo Sr. Eng. Jacinto de Oliveira, quando confrontados com as dúvidas e questões da jornalista. Declarações que foram “omitidas” de forma consciente para deixar um labelo de dúvidas e de uma hipotética ilegalidade cometida de forma conjunta ente a nossa Associação e a empresa Jacinto Marques de Oliveira. Certamente quem prestou este mau serviço jornalístico saberá responder a esta dúvida… A quem interessou esta reportagem? 
Para terminar, a história desta Associação está indelevelmente ligada á família Jacinto. Toda a população sabe e reconhece que ao longo dos 87 anos de existência desta Associação esta família tem ajudado como ninguém o fez.
Deste triste, injusto e infeliz episódio criado na sequência dessa dita reportagem fica o nosso agradecimento público à Empresa Jacinto Marques de Oliveira na pessoa do Sr. Eng. Jacinto Oliveira e da sua família, que uma vez mais deu provas REAIS, OJECTIVAS e SÉRIAS por ter ajudado a Associação e se ter disponibilizado a entrar no Concurso Público e assumir com prejuízo próprio esta tão importante obra de beneficiação das instalações da nossa Associação Humanitária que serve a população do Concelho de Ovar e de Portugal. Desta forma e sem hesitações e mais uma vez o Sr. Eng. Jacinto deu o seu inestimável contributo para o engrandecimento desta Associação. Infelizmente nos tempos que vivemos é raro, mas nós podemos orgulhar-nos de termos Sócios Beneméritos que estão disponíveis para contribuir, como foi este o caso.
A obra em causa está terminada e vai servir para termos melhores condições para melhor servirmos as populações para quem prestamos o tão valoroso serviço como VOLUNTÁRIOS.
Obrigado a todos aqueles que em nós confiam e saberemos estar sempre à altura desse crédito.


A Direcção e o Comando
24 de Junho


Nenhum comentário:

Postar um comentário