Sr. Presidente da Assembleia Municipal e restante Mesa
Sr. Presidente da C.M.O. e Senhoras e Senhores Vereadores
Dignªs Deputadas e Deputados Municipais
Comunicação Social
Minhas Senhoras e meus Senhores
Dirijo-me a esta Assembleia, fórum do poder local e das reivindicações dos munícipes, para denunciar, mais uma vez, uma situação que pelas suas consequências, muito penaliza os esmorizenses e todos quantos, no início de mais uma época balnear, nos visitam, que é o estado calamitoso da nossa rede viária.
Como é do conhecimento de todos quantos fazem do interesse público a sua bandeira, pois são inúmeras as queixas que têm sido apresentadas, inclusive, nesta Assembleia, por diversas vezes e por diversos cidadãos, o estado das nossas ruas, já não é uma questão da trica política, muito própria de períodos eleitorais, é muito mais que isso, é uma questão de segurança, e se Vªs Exªas quiserem ser verdadeiros, uma questão de brio.
Se não é compreensível o estado a que a nossa rede viária chegou, com claros benefícios para as garagens de mecânica, e com nítidos prejuízos para todos quantos diariamente têm de percorrer aquele calvário, muito menos o é, a apatia e a inércia de quem tem a obrigação e a responsabilidade de fazer este trabalho, seja ao nível da freguesia – tapamento de buracos – seja ao nível municipal – manutenção.
Ser autarca não é apenas representar o povo que o elegeu, é muito mais do que isso. É ser ativo e se possível proativo, tendo em vista o bem-estar, a qualidade de vida e acima de tudo a segurança dos munícipes.
Esta situação que já é motivo de chacota e está a levar “bem longe” o nome da nossa cidade e, pela enésima vez referida, é tanto mais incompreensível, se tivermos em linha de conta, que para a sua resolução não é o dinheiro que obsta, pois a saúde financeira do município tem sido a grande bandeira do Executivo.
Então a pergunta que deixo a todos os presentes é a seguinte:
Se não é por motivos económicos que a situação não se resolve, qual será então o motivo? O desconhecimento não é certamente.
Eu tenho uma resposta que fica situada entre a inépcia e o desleixo, passando pela má vontade política e um centralismo napoleónico, fazendo lembrar tempos negros do poder local.
Asssim, e como cidadão preocupado e responsável, aqui deixo o desafio a quem de direito.
Ponham o erário público ao serviço de tudo e todos, que foi para isso que foram mandatados, e deixem a velha política de “Pão e Circo”.
Muito obrigado!
Intervenção de Rogério Ferreira, Representante do PS Esmoriz
Assembleia Municipal realizada em finais de Junho em Válega
Eu próprio, como membro da Assembleia de Freguesia de Esmoriz (pelo PS), no passado dia 26 de Junho tomei a palavra neste sentido. Assim, muito me alegrou a ''reincidência'' do Rogério Ferreira, numa iniciativa a todos os títulos dogna de aplausos solidários. Não consigo entender, quando é a VIDA de Esmoriz que está em causa, o mutismo da Junta de Freguesia e, menos ainda, o do Executivo Camarário, liderado por Salvador Malheiro... Ou o ''actual'' Presidente da Câmara já não é de Esmoriz???
ResponderExcluir