domingo, 8 de julho de 2018

III - Crónica sobre a Sessão Solene do 25º Aniversário da Elevação de Esmoriz a Cidade (Os Vídeos)

Apresentamos, em seguida, alguns dos vídeos inerentes às intervenções dos principais protagonistas políticos que estiveram presentes na Sessão Solene dos 25 Anos da Elevação de Esmoriz a Cidade. A qualidade pode não ser a melhor, visto que as intervenções foram gravadas a partir de telemóvel, contudo não deixam de ser uma fonte viva e directa do que se passou. Por isso mesmo, não hesitem em clicar no play para assim visualizarem os conteúdos da transmissão. 




Vídeo nº 1 - Intervenção de Pedro Braga da Cruz, Presidente da Assembleia Municipal de Ovar, reconhecendo os méritos da evolução de Esmoriz que assim viria a justificar o estatuto de cidade.




Vídeo nº 2 - António Bebiano, Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz, realça o salto qualitativo dado pela cidade no decurso dos últimos anos. Um dos maiores exemplos dados, na sua intervenção, foi a criação da Universidade Sénior de Esmoriz.





Vídeo nº 3 - Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, acredita que a reabilitação futura do Esmoriztur irá contribuir para a descentralização cultural no concelho. A Barrinha também foi relembrada pela positiva.




Vídeo nº 4 - Troca de Lembranças. A Junta de Freguesia de Esmoriz entregou pequenas maquetes de palheirinhos aos protagonistas convidados. Por seu turno, a ville de Draveil, representada por Patrick, ofereceu um pequeno relógio simbólico ao organismo esmorizense.
Esmoriz celebrava assim 25 anos de elevação a cidade, e 28 anos de geminação com Draveil.





Vídeo nº 5 - Manuel Ferreira, antigo presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz durante a década de 80, foi condecorado com a medalha de ouro da cidade de Esmoriz. 
Decorreu ainda a atribuição de medalhas de mérito a inúmeros jovens desportistas. Destaque ainda para a entrega de um diploma artístico a Joaquim Simões, primeiro guitarrista português a vencer o Certamén Andrés Segóvia.





Vídeo nº 6 - "Posso perder a batalha, mas não perco a guerra". Assim discursava Manuel Ferreira, antigo presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz que assumiu mandatos em 1982 e 1985, e que agora seria condecorado com a Medalha de Ouro da Cidade. Este autarca foi responsável ou parte importante na construção da passagem de nível e do edifício da GNR em Esmoriz. Trabalhou ainda para a devida electrificação de alguns estabelecimentos de ensino da nossa terra, nomeadamente a Escola Secundária de Esmoriz. 
Houve ainda uma evolução urbana assinalável no seu mandato, bem como um funcionamento mais eficaz da correspondência. Esmoriz apenas se tornaria cidade em 1993, mas o seu trabalho anterior foi igualmente determinante para que se alcançasse este marco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário