sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

A Assembleia das Redes Sociais Decide (Rubrica V)

Em inícios de Janeiro, promovemos mais duas sondagens de interesse local. Iremos agora analisar os resultados das mesmas:



Sondagem nº 9 - Concorda, na generalidade, com o actual estado da sinalética da Cidade de Esmoriz?




Sondagem Electrónica nº 9 - Concorda, na generalidade, com o actual estado da sinalética da Cidade de Esmoriz?
Respostas Possíveis: Sim. Está bem conseguida. (40%; 65 votos) Não. Deve ser reformulada. (60%; 96 votos)
Total de Votos: 161 votos (100%)
Realização da Sondagem: 08/01/2019 - 15/01/2019
Duração da Sondagem: 7 dias (uma semana)
Direitos das Fotos Utilizadas no Inquérito - Autoria nossa



Contexto: A temática da sinalética é uma das mais discutidas ao nível das Assembleias de Freguesia, no decurso da última década. Por conseguinte, até os próprios cidadãos debatem frequentemente se existem sinais de trânsito a mais ou a menos na cidade. Esta sondagem prevê assim analisar se os esmorizenses estão satisfeitos com a sinalética actual da cidade. Se esta favorece ou não a condução na nossa cidade!

Resultados: A maior parte dos leitores (60%) se pronunciou a favor da introdução de algumas alterações na sinalização viária da cidade de Esmoriz. A colocação de novos sinais e/ou a retirada de outros poderão ter motivado esta resposta da parte de boa parte daqueles que responderam a esta sondagem. No entanto, não podemos negar que 40% dos participantes concordam com o actual estado da sinalética, pelo que não há certamente um consenso em torno desta questão. 




Imagem nº 1 - O actual estado da Sinalética continua a motivar pouco consenso na Cidade de Esmoriz.
Direitos da Foto - CM Ovar



Sondagem nº 10 - Se tivesse de escolher, qual destes dois edifícios gostaria de ver reabilitado num futuro próximo?







Sondagem Electrónica nº 10 - Se tivesse de escolher, qual destes dois edifícios gostaria de ver reabilitado num futuro próximo?
Respostas Possíveis: Casa da Guarda Florestal (33%; 116 votos) Palheiro Amarelo (67%; 231 votos)
Total de Votos: 347 votos (100%)
Realização da Sondagem: 08/01/2019 - 15/01/2019
Duração da Sondagem: 7 dias (uma semana)
Direitos das Fotos Utilizadas no Inquérito - Autoria nossa (a primeira), a segunda foi retirada do Site Mapio Net.



Contexto: Dois espaços idílicos, duas entidades que poderão relacionar-se com conotações distintas. Por um lado, a Casa da Guarda Florestal apresenta-se talvez mais ligada à floresta, aos pinhais e demais áreas verdes da cidade (pode-se aqui incluir o meio envolvente à Barrinha). Por seu turno, o Palheiro Amarelo surge naturalmente como representante mais próximo da paisagem marítima, do nosso areal e de tradições como o surf ou a arte xávega. Mas ambos os espaços teriam potencial para exposições temáticas caso fossem reabilitados. O Palheiro Amarelo poderá ser de propriedade privada (desconhecemos se é imóvel de interesse público) mas é considerado por muitos como o ícone dos "palheiros esmorizenses", uma tradição secular que muito diz ao nosso povo e aos pescadores. Por seu turno, muitas das Casas dos Guarda Florestais foram abandonadas já há alguns anos, e muito se tem debatido sobre a sua eventual reutilização futura. A Floresta continua a ser uma parte integrante da cidade de Esmoriz. Dois espaços com potencial embora com vocações ambientais/paisagísticas diferentes. Se pudessem salvar já um deles, qual salvariam?


Resultados: O Palheiro Amarelo é um edifício que parece granjear mais lembranças e nostalgia na comunidade esmorizense comparativamente com o caso concreto da Casa da Guarda Florestal que talvez passará mais despercebida. No entanto, e além de colocarmos em "confronto positivo" estes dois espaços, também implementamos indirectamente em debate o interesse da comunidade pela praia (devidamente simbolizada pelo Palheiro Amarelo) e pela floresta (e daí a alusão à Casa da Guarda Florestal), e aqui constatámos que prevaleceu a vontade de um povo que sempre valorizou a sua costa, a praia, os palheiros, a Arte Xávega  e o próprio Surf. Se só um destes edifícios pudesse ser recuperado, dois terços dos leitores (67%) prefeririam a reabilitação do Palheiro Amarelo em detrimento da Casa da Guarda Florestal, apenas vista como prioritária nesta sondagem por 33% dos votantes. Esta passou também a ser a sondagem da rubrica que reuniu até então o maior número de votos - 347! Sinal de que esta rubrica está a crescer no que diz respeito à participação dos cidadãos nas questões de interesse local que formulamos.




Imagem nº 2 - O Palheiro Amarelo é um dos edifícios mais marcantes e emblemáticos da Cidade de Esmoriz, representando toda uma história e tradição que merecem grande respeito. A sua reabilitação (com o apoio de fundos públicos e/ou privados) seria certamente uma excelente notícia para a comunidade.
Cartoon magnífico da autoria de Marco Joel Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário