segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

A Assembleia das Redes Sociais Decide (Rubrica VI)

É altura de abordarmos os resultados de mais duas sondagens que decidimos promover ainda no decurso deste mês de Janeiro. 



Sondagem Nº 11- Como analisa o impacto das feiras na economia local da cidade de Esmoriz?





Sondagem Electrónica nº 11 - Como analisa o impacto das feiras na economia local da cidade de Esmoriz?
Respostas Possíveis: Positivo (65%, 68 votos) vs Insuficiente (35%, 36 votos)
Total de Votos: 104 votos (100%)
Realização da Sondagem: 18/01/2019 - 25/01/2019
Duração da Sondagem: 7 dias (uma semana)
Direitos das Fotos Utilizadas no Inquérito: A primeira foto foi extraída da Página da Cidade de Esmoriz, a segunda foi retirada da página "N Valores".



Contexto: A Cidade de Esmoriz conhece, durante cada ano, a realização de três feiras. Uma que se realiza na Praça dos Combatentes do Ultramar (aos sábados), outra que decorre junto ao Parque da Revenda perto da Zona Desportiva (às segundas-feiras) e ainda existe uma terceira feira, esta de Antiguidades, que decorreria às quintas-feiras na altura do Verão, no lugar da Praia de Esmoriz. Com esta sondagem, pretendemos saber se estas feiras mobilizam, no seu todo, um número considerável de gentes, e se acabam por se assumir como um meio importante para atrair pessoas de terras vizinhas, contribuindo para o crescimento da economia local.

Resultados: A maior parte dos leitores (65%) considera que as feiras desempenham um papel útil no desenvolvimento económico e comercial da cidade. Ainda assim 35 % dos cidadãos mantêm várias ressalvas ou reservas quanto ao seu impacto.
No nosso entender, pensamos que as feiras acrescentam sempre algo à cidade e ajudam a trazer visitantes, embora a sua influência já não seja a mesma quando comparada com outros tempos. A feroz concorrência derivada da entrada de novas superfícies comerciais e lojas modernas na urbe, durante as duas ou três últimas décadas, implicou a perda de muitos clientes que lhes eram habituais. Ainda assim, as feiras continuam a ser a voz maior do comércio tradicional, resistindo às adversidades actuais. 



Resultado de imagem para feira esmoriz

Imagem nº 1 - O comércio tradicional ainda resiste em Esmoriz, apesar das dificuldades.
Foto da nossa autoria




Sondagem nº 12- No seu entender, considera que a Arte Xávega vive actualmente um cenário de crise no concelho de Ovar (Esmoriz, Cortegaça, Furadouro...)?





Sondagem nº 12 - No seu entender, considera que a Arte Xávega vive actualmente um cenário de crise no concelho de Ovar (Esmoriz, Cortegaça, Furadouro...)?
Respostas Possíveis: Sim. É necessário reagir. (85%, 76 votos) vs Não. A tradição resiste. (15%, 13 votos)
Total de Votos: 89 votos (100%)
Realização da Sondagem: 18/01/2019 - 25/01/2019
Duração da Sondagem: 7 dias (uma semana)
Direitos das Fotos Utilizadas no Inquérito: As fotos são da autoria de José Manuel Barbosa, e foram obtidas na Praia de Esmoriz em 2008.



Contexto: O Furadouro perdeu a última embarcação da Arte Xávega. "O Jovem", como era assim denominado o barco, está a caminho da Praia de São Jacinto. A tradição permanece ainda viva nas Praias de Esmoriz e Cortegaça. A questão agora é saber se os leitores consideram que estes últimos desenvolvimentos constituem um sinal alarmante para o futuro da Arte Xávega no concelho? Ou se com o tempo a situação acabará por se resolver com o aparecimento de novas companhas?


Resultados: Apesar desta ter sido uma das piores votações da nossa rubrica (esperávamos mais votos, será que há efectivamente um alheamento social, além da miopia política, face a esta matéria sensível da Arte Xávega?), a verdade é que a maior parte esmagadora daqueles que se interessaram pelo tema demonstram-se preocupados com o declínio das tradições piscatórias. Dos 89 participantes, 76 são a favor de que se tomem medidas de apoio municipal e estatal de forma a conservar esta tradição que conta já com vários séculos de existência.





Imagem nº 2 - A Arte Xávega é uma tradição com séculos na faixa costeira do concelho de Ovar.
Foto da nossa autoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário