sábado, 12 de janeiro de 2019

Esmoriz necessita de maior investimento financeiro

O investimento municipal em Esmoriz irá decair fortemente em 2019. Exceptuando a reabilitação do Esmoriztur e de alguns arruamentos, a verdade é que não se prevêem mais grandes obras na cidade. Este é um cenário que não pode deixar de merecer da nossa parte alguns comentários. É verdade que nos últimos anos, a autarquia investiu algum dinheiro em obras importantes (requalificação parcial da Barrinha, Esmoriztur e intervenções estratégicas em algumas vias na cidade), contudo o investimento municipal em Esmoriz tem diminuído desde 2018 e ameaça ainda tornar-se numa realidade mais séria (vejam-se os dados do artigo anterior) neste ano de 2019.
Esmoriz não tem recursos financeiros e humanos suficientes para conseguir suster o seu crescimento urbano contínuo, tendo em conta que a sua comunidade poderá já contar com cerca de 15 mil habitantes. Sem grandes orçamentos internos ou investimentos externos, a situação não será doravante a mais favorável. 
De acordo com os cálculos da autarquia, Esmoriz valerá, pelo menos, 21% da riqueza ou potencial concelhio. O povo de Esmoriz paga a cada ano um valor de IMI que anda muito próximo dos 2 milhões de euros. Não cremos que um investimento municipal previsto em pouco mais de meio milhão de euros seja satisfatório para 2019. Esmoriz vale mais do que 4% do investimento municipal, como é lógico!
E cabe-nos alertar e sensibilizar os poderes de decisão municipais para essa realidade.
O investimento municipal em Esmoriz, entre 2013 e 2017 foi bastante aceitável, mas a verdade é que, desde o ano anterior de 2018, denota-se uma tendência que não é animadora, culminando num cenário de pouquíssimos apoios municipais em 2019. 
A descentralização no concelho de Ovar é, mais do que nunca, necessária. Os recursos têm de ser distribuídos de uma forma mais equitativa, e Esmoriz deve ser tratado na medida do estatuto que detém - é uma cidade que precisa de atenção prioritária tal como qualquer outra. 



Resultado de imagem para contas

Imagem meramente exemplificativa retirada de: https://www.flua.com.br/blog/contas-a-pagar-e-a-receber/

Nenhum comentário:

Postar um comentário