sábado, 12 de janeiro de 2019

Sporting Clube de Esmoriz vive impasse

O mandato de João Godinho chegou ao fim. A direcção do clube conheceu como pontos mais altos a conquista da Taça Distrital de Aveiro, a contratação sonante de algumas pérolas do futebol africano (foi o caso de Emmanuel Banda) e ainda a criação de departamentos de apoio pedagógico, desportivo e nutritivo aos jogadores de todas as camadas jovens. 
No entanto, e gorada a hipótese de recandidatura de João Godinho, os sócios do clube aprovaram nesta passada sexta-feira à noite, as contas da época referente a 2017/2018. Não foi uma discussão fácil. Houve momentos em que o ambiente aqueceu com alguns sócios quase a chegarem a vias de facto. E isto é algo que nos entristece. Os sócios abdicam de estarem com as suas famílias e chateiam-se, por vezes, a sério por uma causa que amam - neste caso, o Sporting Clube de Esmoriz. Por um lado, merecem o nosso reconhecimento porque estão sempre presentes e são leais, e a instituição precisa de gente assim, mas por outro, não vale a pena levarem a sua devoção pelo clube até patamares exacerbados. 
As votações em torno do Relatório de Contas aconteceram. 10 votos a favor da aprovação do documento, 6 abstenções e 2 votos contra. No entanto, alguns sócios expressaram algumas dúvidas em torno do relatório, tendo demonstrado alguma surpresa quando lhes foi informado de que o passivo do clube seria de, pelo menos, 60 mil euros, quando esperavam que os números fossem consideravelmente inferiores. 
Mas este não parece ser o maior problema. Neste Domingo de manhã, decorrerão eleições... sem listas, porque ninguém se chegou ainda à frente para avançar com uma candidatura formal à presidência do clube. Há nomes que estão a ser veiculados como eventuais sucessores, mas para já, ainda não há certezas. 
O clube poderá vir a ser gerido por uma Comissão de Gestão Administrativa até ao final da temporada, mas até isso não é certo porque tal exigirá o compromisso de alguns dirigentes que ainda pertencem aos quadros da estrutura desportiva.
Neste momento, o Sporting Clube de Esmoriz, orientado pelo técnico Sérgio Machado, ocupa a 7ª posição da 1º Divisão do Campeonato Distrital de Aveiro, com 25 pontos somados em 15 jogos. Apesar das hipóteses de subida se terem esfumado (muito por mérito de um Super-Beira-Mar que totaliza 40 pontos, equipa invencível com sucessivas vitórias e apenas 1 empate consentido), a equipa tem 15 pontos de avanço sobre os lugares de descida, pelo que a manutenção na prova estará, em princípio, muito bem encaminhada.




Imagem nº 1 - O Sporting Clube de Esmoriz poderá vir a ser gerido, nas próximas semanas, por uma Comissão de Gestão temporária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário