domingo, 27 de janeiro de 2019

Jornada dupla nos Açores tornou-se agridoce, mas EGC está na luta pelo sonho do 4º lugar

Está em grande o Esmoriz Ginásio Clube. Apesar da derrota neste Domingo diante do Fonte Bastardo, a verdade é que a equipa vinha de uma sequência de sete vitórias seguidas no Campeonato Honda, uma saga vitoriosa que já não acontecia há tantos anos. 
Em fim-de-semana de jornada dupla, e beneficiando de desaires do SC Espinho e do Vitória de Guimarães (embora este último tenha tropeçado há duas jornadas, e não nesta propriamente dita), a equipa começou por vencer, no sábado, no reduto do lanterna vermelha - o Clube K, por 3-0 em sets (parciais de 17-25, 8-25, 14-25) e aproximou-se assim do sonho do quarto lugar. Um triunfo esmagador que confirmou o bom momento do actual sexto classificado da Divisão Máxima do Voleibol Nacional. No Domingo, a equipa iria ao terreno de outra equipa açoriana, embora mais reputada e bem posicionada. Tratava-se do Fonte Bastardo (3º classificado) que, no sábado, fora surpreendido em casa pelo Vólei Clube Viana (derrota por 3-0 em sets). O Esmoriz Ginásio Clube deu uma boa réplica, tendo chegado a empatar a disputa e a dar uma forte luta em dois dos três sets que viriam a ser conquistados pelos açorianos. Contudo, o Fonte Bastardo não voltou a ser supreendido e segurou o terceiro posto da classificativa ao triunfar então por 3-1 em sets (parciais de 25-20, 13-25, 25-23 e 25-15).
O Esmoriz Ginásio Clube continua na sexta posição (35 pontos somados) à 19ª jornada. Faltam sete jogos para encerrar a fase regular da prova. As primeiras quatro equipas classificam-se para o Playoff de Elite que irá determinar o campeão da prova, enquanto as turmas posicionadas entre o 5º e o 8º postos irão disputar um playoff intermédio. Por seu turno, as últimas 5 equipas disputarão a sua sobrevivência no escalão nacional.
Neste momento, e olhando para a realidade da tabela classificativa, o Esmoriz Ginásio Clube tem 13 pontos de avanço sobre o 9º classificado, posto actualmente ocupado pelo Sporting Clube de Caldas (reduto onde a turma da Barrinha venceu recentemente) e que, no final do campeonato, encabeça a lista de equipas que lutarão para evitar a despromoção. Em 7 jornadas, estarão em disputa 21 pontos, pelo que é praticamente impossível (tendo ainda em conta a conjugação de resultados externos) que o Esmoriz Ginásio Clube caia num dos últimos cinco lugares, livrando-se assim do cenário árduo de disputa da manutenção. 
Realisticamente, o Esmoriz Ginásio Clube terá mais chances de ficar entre o 5º e o 6º posto (tem seis pontos de avanço sobre o sétimo classificado - a Associação Académica de São Mamede) e deverá disputar o playoff intermédio (destinado às equipas que se encontrarem no final da fase regular entre o 5º e o 8º lugar), podendo mesmo sair vencedor do mesmo. Não sabemos se, tal como nas edições anteriores, o vencedor deste playoff jogará com o terceiro classificado do playoff de apuramento do campeão de elite, mas esta é sem dúvida uma meta digna e tranquila a alcançar. 
No entanto, não está fora de hipótese a luta pelo quarto lugar. E apesar da humildade e da contenção dos discursos, o Esmoriz Ginásio Clube tem provado dentro das quatro linhas que pode superar perfeitamente o Sporting Clube de Espinho e o Vitória de Guimarães, clubes que também estão nessa contenda.Caso o Esmoriz Ginásio Clube tivesse vencido hoje no reduto do Fonte Bastardo, poderia ter subido ao terceiro posto, mas com esta derrota vê agora o clube açoriano a reforçar o terceiro lugar (tendo agora mais 4 pontos que os esmorizenses), mas o Sporting Clube de Esmoriz continua a 1  ponto de Vitória de Guimarães e SC Espinho (este tem ainda um jogo a menos no campeonato) que, embora em igualdade pontual, se encontram no quinto e quarto postos respectivamente.
Por falar nisso, na próxima jornada, temos um grande jogo em pespectiva com o Esmoriz Ginásio Clube a receber o Vitória de Guimarães. Em caso de vitória, a equipa passa para quinto lugar e pode continuar a morder os calcanhares ao Sporting Clube de Espinho que ocupa o 4º posto, o último que dá acesso à disputa do playoff do Campeonato de de Elite em Portugal. É um caminho duro e muito difícil, mas se o Esmoriz Ginásio Clube vencer 5 ou 6 partidas das próximas 7 poderá até lá chegar. Haja fé, porque o talento, o empenho e o potencial estão lá.




Imagem nº 1 - Esmoriz Ginásio Clube mantém vivo o sonho do 4º lugar, após jornada dupla nos Açores.
Foto da autoria de Paulo Faria (Página do EGC no Facebook)




Tabela nº 1 - A classificação do Campeonato Honda (ainda não tem em conta os dois jogos que se realizaram hoje, nomeadamente o desaire do EGC no reduto do Fonte Bastardo, sendo que este passa a somar 39 pontos).
Retirada do Site - Os Meus Resultados

Nenhum comentário:

Postar um comentário