quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Esmoriz (e todo o litoral do país) está de sobreaviso

É moda agora as tempestades serem baptizadas com nomes de pessoas. Depois do Gabriel, da Leslie, do Bruno, do Carlos, eis que foi a vez agora das Helenas entrarem em depressão, causando um grande tufão. Já agora que nos perdoem todas as Helenas deste mundo esta pequena brincadeira, até porque o assunto é sério e exigirá de todos nós o máximo de cautela. 
A Tempestade Helena chega, nesta sexta-feira, a Portugal, e quem a subestimar, pode mesmo dar-se mal. Estão previstas fortes rajadas de vento que podem variar entre os 75 e os 85 km/hora (em casos mais extremos, pode chegar ao pico dos 110 km/hora), incidindo sobretudo entre as 12:00 e as 24:00.
Tal cenário irá provocar naturalmente uma terrível agitação marítima, pelo que este não será o dia ideal para caminhar à beira-mar ou junto aos paredões. 
No litoral, as ondas deverão "ter altura significativa de 5 a 7 metros, e temporariamente a norte do cabo Raso (sito em Cascais), 7 a 8 metros durante a tarde e início da noite, e altura máxima que poderá atingir 15 metros", explica o IPMA no site. Pode por isso haver uma forte ameaça marítima nos pontos de Esmoriz (Praia Velha), Cortegaça ou do Furadouro. 
Assim sendo, a depressão Helena, centrada a noroeste do golfo de Biscaia, vai afectar Portugal continental em particular no que diz respeito ao vento e à agitação marítima na costa ocidental.
Em Esmoriz, a Corporação dos Bombeiros de Esmoriz e a Rádio Voz de Esmoriz têm já lançado alertas para a tempestade de amanhã que irá colocar os distritos litorais sobre aviso vermelho. A Protecção Civil está preparada para mais um dia bastante adverso - árvores e postes de electricidade poderão cair, contentores revirados para o chão, desastres viários devido à má visibilidade poderão acontecer, e claro, as telhas de velhas habitações e os vidros de algumas janelas mal fechadas poderão voar e cair nas ruas. 
Todo o cuidado é pouco. Amanhã é importante que os cidadãos optem pela precaução e pela concentração, e não corram riscos desnecessários. E muito cuidado com a queda de árvores, situação que infelizmente, acontece, de vez em quando, nas avenidas da nossa cidade, quando o temporal atinge um extremo.



Resultado de imagem para tempestade leslie

Imagem nº 1 - Uma das anteriores tempestades, denonimada de Leslie (2018), chegou a causar ventos de 180/190 km/h, causando uma destruição orçada em milhões de prejuízo no nosso país.
Direitos da Foto - Paulo Novais, LUSA/SIC Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário