quinta-feira, 19 de março de 2020

Dúvidas quanto às origens da mais recente vítima mortal (Artigo Actualizado)

A TVI anunciou, no seu telejornal da tarde, que a terceira vítima mortal por Covid-19 poderia ser uma senhora na casa dos 80 anos que estava internada no Hospital da Feira e que alegadamente seria moradora em Ovar. Até agora, não obtivemos uma comunicação oficial que esclareça este rumor de última hora e iremos aguardar até amanhã para averiguar se esta informação é válida, isto quando, for feita uma nova contabilização.
A maior parte das fontes contradiz esta informação, afirmando que a vítima teria mais de 90 anos e que seria natural de Pombal (distrito de Leiria). E tem sido esta a notícia mais veiculada nas últimas horas.
Em suma, temos duas versões, mas a última parece-nos agora ser a mais realista dado que tem sido mais difundida.
Mas isso não quer dizer que a informação veiculada anteriormente sobre o caso de Ovar esteja de todo errada. É certo que, por um lado, poderá ter sido um rumor sem fundamento que originou alguma confusão por parte do repórter que estava a fazer o seu trabalho junto ao local do controlo da entrada/saída de veículos (no âmbito da quarentena imposta no concelho de Ovar), mas também não podemos descartar a possibilidade de o falecimento ter mesmo acontecido, embora tratando-se já de uma quarta vítima mortal que só será confirmada no dia de amanhã. Também é possível que a mulher tenha falecido devido a outros síndromes respiratórios, embora sem nunca ter contraído o COVID-19, outra explicação que poderia dar alguma lógica ao mal-entendido.
Amanhã, poderemos saber se há alguma vítima de Ovar ou se foi apenas um equívoco.
Ao todo, registam-se, neste momento, 785 infectados por COVID-19 em Portugal (15% destes internados), 20 pessoas em cuidados intensivos e 3 mortes já confirmadas oficialmente.



Resultado de imagem para covid 19

Imagem meramente exemplificativa retirada de: http://www.rfi.fr/pt/mundo/20200225-coronav%C3%ADrus-covid-19-resiste-mal-tremperaturas-elevadas



Nota de Actualização: Confirma-se a notícia da TVI que deu conta, no seu telejornal, do falecimento de uma pessoa que residia anteriormente em Ovar e que estava internada no Hospital da Feira devido à propagação do Coronavírus. No entanto, esta não foi a terceira vítima mortal, mas sim a quarta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário