quinta-feira, 26 de março de 2020

Correio dos Comunicados Políticos - Juventude Socialista de Ovar deixa 10 reptos à Autarquia


Resultado de imagem para juventude socialista


Nota de Imprensa: JS lança repto à Câmara Municipal de Ovar


“Estamos a batalhar numa guerra”. Quem o diz é o Dr. Eurico Silva, médico do centro de saúde de Ovar, acerca do surto epidémico da Covid-19 a assolar a comunidade vareira.
Ao longo da tarde de hoje, assistiu-se a mais uma reportagem em direto protagonizada pelo fantástico trabalho da AVFM e do seu timoneiro Jaime Valente, juntamente com o Dr. Eurico Silva e o Dr. Pedro Almeida, Presidente Executivo da ACeS Baixo Vouga, ao longo da qual se enalteceu o facto de “alguns dos colegas profissionais de saúde permanecerem de quarentena, suspeitos de infeção”, o que, por conseguinte, reduz a quantidade de profissionais no decurso do combate à pandemia e se reforçou o comportamento positivo da população de Ovar, subjacente a “medidas musculadas”.

Salientam-se os 72 casos positivos, 2 mortes e 3 casos de recuperação até à corrente data num concelho constituído por 55 mil habitantes fustigado pelo contágio deste vírus, contabilizando assim 0,00043% dos infetados (cerca do triplo acima comparativamente à média de doentes infetados em Portugal).

Neste sentido, a JS Ovar mantém-se atenta e ativa ao atual momento da comunidade a fim de ajudar com eventuais sugestões e melhorias a zelar pela saúde e bem-estar de todos, entre as quais se destacam:

1. Centros de Vigilância Ativa – É consensual e evidente a necessidade de mais espaços no concelho dada a “avalanche” de casos confirmados e tantos mais suspeitos. À semelhança da cortesia e associação entre a CMO, a Movijovem e a Pousada de Juventude de Ovar na disponibilização do espaço, apelamos também ao recurso a outros espaços nomeadamente a Arena de Ovar graças às excelentes condições de acessos, centralidade, logística, conforto e outras valências materiais, assim como um local a designar em Esmoriz, tendo em conta o elevado aglomerado residente nesta freguesia. É importante frisar os exemplos de Santa Maria da Feira com o Europarque a realizar 400 rastreios diários, tal como o Queimódromo no Parque da Cidade do Porto (em modelo “drive thru”) e futuramente o Dragão Arena no Porto, o Pavilhão Salvador Machado em Oliveira de Azeméis e mais a sul em Lisboa e Cascais, beneficiando de espaços de maior dimensão como soluções temporárias tendo muito menos casos positivos do que o nosso concelho em pleno estado de calamidade pública.

2. Recursos humanos e materiais – Atualmente, verifica-se a escassez global no que diz respeito a equipamentos de proteção individual (EPIs), profissional médico e de saúde. Atravessando o concelho um estado ímpar de calamidade pública, lançamos o repto da chegada de mais recursos humanos e materiais.

3. Comunicação com a linha 24 em casos unicamente sintomáticos - De acordo com dados obtidos ao longo da reportagem da AVFM, os telefones mantêm-se ocupados, sendo o e-mail outra via de comunicação exequível. Lançamos o apelo à compreensão de todos.

4. Contenção geográfica - Ovar tem sido um dos bons exemplos daquilo que é o combate à Covid-19. Que continuemos assim, pois todas as ações tomadas até então são ações que nos permitem pensar que é possível reduzir a percentagem de infetados no nosso concelho. Não sabemos quanto tempo durará esta quarentena mas sabemos que se continuarmos o bom trabalho, Ovar poderá, dentro de momentos, começar a sorrir.

5. Apoio aos Idosos - Hoje em dia, o abandono de idosos é um problema muito presente da nossa sociedade. Propomos que seja elaborado no gabinete de crise, em conjunto com as Juntas de Freguesias, um estudo sobre os nossos idosos e se coloque em prática um plano de acompanhamento/rede de apoio daqueles sem capacidade para refletir sobre os seus sintomas nem como pedir auxílio, em caso de necessidade. Sugerimos, pois:

Linha de apoio psicológico – destinada a uma faixa etária mais elevada, de isolamento social, solidão e angústia;
Linha de apoio social – remete à população isolada e/ou de vulnerabilidade com morbilidades e co-morbilidades, necessidade de fornecimento de refeições e bens alimentares, entrega de medicamentos e outros bens e serviços básicos.

6. Indústria - Ovar é uma zona muito prezada no que toca à indústria. Desde pequenas a grandes empresas, todas elas terão um grande desafio pela frente durante e após o processo de combate ao novo Coronavirus. A eles, muita força e, acima de tudo, a esperança de que a tormenta passará.

7. IMI - Propomos que seja executado um estudo onde se consiga obter uma estimativa sobre a redução dos rendimentos no nosso concelho. Após este estudo, propomos que seja dado às famílias um desconto no IMI 2020, na mesma escala de valores.

Ainda ao longo desta semana, batemos todos palmas aos profissionais de saúde nas nossas varandas de casa. Decerto, no final da escalada de uma montanha irregular e que durará ainda alguns meses, em que só agora começamos a subir de forma responsável e consciente, iremos avistar novamente a marginal do Furadouro, repleta de vareiros, e sentir todos os encantos de Ovar como território de emoções.



Ovar, 21 de Março de 2020
Secretariado da Concelhia da JS Ovar






Nenhum comentário:

Postar um comentário