quarta-feira, 11 de março de 2020

Coronavírus chegou ao concelho...

A Organização Mundial de Saúde declarou o Coronavírus como uma grande pandemia. Por seu turno, a chanceler Ângela Merkel acredita que até 70% da população germânica poderá ser afectada pelo vírus. Continuamos a defender que o caso, embora sendo muito sério, não representa ainda um cataclismo terrífico, à excepção de países como a China, a Coreia do Sul, a Itália e o Irão, onde o vírus tem causado um impacto muito nefasto. 
Como é lógico, devem ser tomadas medidas de forma a acautelar ou travar a progressão do vírus, mas isso não quer dizer que o país deve parar. Acho que Portugal ainda não está numa situação extrema. Contudo, é lógico que as acções individuais de higienização devem ser fundamentais. Eventos não-prioritários devem ser cancelados. E claro, nas cidades onde já existem surtos, devem ser suspensas as actividades escolares e aquelas que envolvam contacto permanente com o público.
Deve-se igualmente divulgar mais informação sobre os sintomas do vírus para que as pessoas possam ter noção. O Coronavírus é altamente contagioso, mas está longe de ser incurável. Neste momento, as taxas de mortalidade têm sido inferiores a 5%, pelo que muitos já recuperaram.
Em Portugal, existem 59 infectados, mas até este momento, ainda não há qualquer vítima mortal.
No caso concreto da infecção ocorrida em Ovar, terá sido uma aluna de 17 anos de uma escola secundária da Feira que esteve, há dois dias, no pólo de Unidade de Saúde Familiar "Alpha", em São Vicente de Pereira, Ovar, o qual já foi encerrado temporariamente por motivos de precaução. A aluna estará já a ser tratada no Hospital de São João do Porto. De acordo com o OvarNews, a jovem terá contraído o vírus ao conviver com amigos que visitaram Milão no decorrer do Carnaval. Este poderá ter sido o primeiro caso no nosso país onde a transmissão do vírus se deu de forma assintomática, ou seja, contagiada por colegas sem sintomas. É possível que a sua mãe (a qual trabalha na Yazaki em Ovar; vários colaboradores desta empresa já estão em quarentena) também esteja infectada, mas ainda não há qualquer confirmação oficial. O irmão da aluna infectada frequenta a Escola Básica do Outeiral, em Arada, que equaciona o encerramento preventivo. 
Desejamos a recuperação da referida aluna e que a sua família ultrapasse esta fase difícil. 
Sabemos ainda que a Câmara Municipal de Ovar já adoptou um plano de contingência, sendo o mesmo já seguido pelas juntas de freguesia locais. A União de Freguesias de Ovar anunciou o encerramento de vários serviços. Ao nível do associativismo, vários eventos desportivos, recreativos e culturais estão a ser cancelados ou suspensos, de forma a evitar um cenário de descontrolo.
Acredita-se que a chegada de temperaturas mais quentes contribuirá, em breve, para a diminuição do impacto do vírus. Daqui até lá, terá que haver prudência, sem cair na tentação do alarmismo total (e a nossa comunicação social muitas vezes não ajuda nesse sentido, alimentando medos e receios), e se possível, pedir à comunidade científica que resolva o problema no mesmo sítio onde eventualmente o criou: no laboratório, desta vez, encontrando uma vacina eficaz que elimine este vírus.
Na verdade, tudo isto poderia ter sido evitado.



Resultado de imagem para co vid




PS - Nem tudo são más notícias. No Reino Unido, detectamos agora um segundo caso de uma cura do vírus da SIDA através do transplante de células estaminais de um dador com um gene resistente ao VIH. Será que o VIH estará perto de ser solucionado pela medicina, depois dos danos humanos provocados no derradeiro século? Esperemos que sim! 

3 comentários:

  1. Viva
    Pode esclarecer os leitores do blog, de onde retirou as informações que lhe permitiram emitir a seguinte opinião.
    «.... pedir à comunidade científica que resolva o problema no mesmo sítio onde o criou: no laboratório, desta vez, encontrando uma vacina eficaz que elimine este vírus.
    Na verdade, tudo isto poderia ter sido evitado.»
    Da minha parte, desde já o meu obrigado.
    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Augusto,

      Acredito que a história do vírus está mal contada. Acho que foi produzido em laboratório, apesar de que a falta de condições de higiene em Wuhan na China ajudou, e de que maneira, ao alastramento do vírus.
      Admito que até possa estar enganado e a dar uma informação errada, mas sinto que há muito ainda por perceber sobre como é que surgiu este vírus.
      Não estou a dizer que a China propositadamente semeou o vírus para prejudicar os outros países. Não acredito nessa teoria da conspiração, mas acredito na tese de um teste que tenha corrido mal.
      Como lhe digo, posso estar enganado e a origem até ser natural, mas os rumores são muitos e a desconfiança é também alta.

      Um abraço

      Excluir
  2. Viva
    Uma coisa é aquilo que o meu amigo pensa...... E tem todo o direito a uma opinião, outra, bem diferente, são as certezas que expressa na frase que referi.
    Cumprs e votos de bom trabalho.
    Augusto

    ResponderExcluir