sábado, 14 de março de 2020

Paróquia de Santa Maria de Esmoriz suspende eucaristias

A Paróquia de Santa Maria de Esmoriz, liderada pelo Padre Manuel Monteiro Mendes, decidiu suspender as eucaristias já neste fim de semana (14 e 15 de Março). A pequena excepção acontecerá neste Domingo, às 11 horas, procedendo-se à transmissão de uma missa na Rádio Voz de Esmoriz. No entanto, não haverá qualquer público na eucaristia mencionada. Aliás, a suspensão cerimonial é por tempo indeterminado. Esta é uma medida de prevenção contra a propagação do COVID-19.
Os funerais contarão apenas com a presença dos familiares mais próximos, desaconselhando-se abraços, beijos ou afagos durante a cerimónia. 
A catequese está oficialmente suspensa, as confissões penitenciais foram adiadas e os grupos paroquiais devem manter apenas o contacto por via electrónica.
As festas ou eventos religiosos (Procissões, Via Sacra...) estão também suspensos.
Por outro lado, o Agrupamento de Escuteiros 871 de Esmoriz tem também as suas actividades suspensas.
O Padre Manuel Monteiro Mendes deixou ainda uma mensagem nas redes sociais apelando ao bem-comum e à responsabilidade de todos, embora sem que todos caiam desesperadamente nas "trevas do medo". O pároco apelou à fraternidade solidária, à humildade, à valorização do espírito familiar, a um estilo de vida sóbrio, à redescoberta da leitura em torno dos textos bíblicos e à necessidade da oração para que este momento difícil seja ultrapassado. Todos devem permanecer unidos, não fisicamente (por causa do risco de contágio), mas moralmente (por exemplo: ao nível do consumo alimentar, devemos pensar também nos outros).



Resultado de imagem para igreja esmoriz

Créditos da Imagem: Alda Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário