domingo, 31 de março de 2013

10 Perguntas, 10 Perspectivas!

O nosso convidado de hoje é um homem que ocupa uma posição inglória na Sociedade. Tem de zelar pela imparcialidade no desempenho da sua profissão e enfrentar públicos, por vezes, adversos. Hoje, trago-vos uma pessoa, não ligada à política (estamos em dia de Páscoa, nada de polémicas!), mas um esmorizense que decerto também tem direito à sua opinião.
Exposto isto, apresento-vos António Santos (ou Toni Santos - abreviado na entrevista com as siglas TS), árbitro da Associação de Aveiro, com 34 anos. Vamos então publicar a entrevista que foi realizada electronicamente!




1- Quando é que nasceu a sua paixão pela arbitragem?

TS: A paixão pela arbitragem apareceu por acaso, estive no futebol popular a dar uns toques na bola,e no clube que treinava, a corga de silvalde me convidou para apitar jogos e eu aceitei para ajudar o clube, passado essa época apareceu-me um convite para eu ir para o INATEL, época de 2001, e foi aí que a paixão pela arbitragem apareceu e estive 5 anos no INATEL até 2005. Nesse ano, como já andava na arbitragem, decidi alargar horizontes e tirei o curso de arbitro, porque não tinha o curso e, em 2005, entro na AF AVEIRO.



2- Quais os feitos mais altos da sua carreira? Qual o jogo que mais apreciou apitar no seu percurso?

TS: Como comecei tarde na arbitragem os feitos não foram muitos. O jogo que mais apreciei apitar foi o Sanguêdo vs Alvarenga como árbitro principal, como assistente foi o Gafanha vs Mealhada.



3 - Qual a partida de que guarda más memórias?

TS: Que guardo de má memoria, graças a Deus, nenhum.



4 - Muitos referem que o seu clube do coração é o SC Esmoriz. Sendo árbitro que apita nas distritais (camadas jovens mais séniores), não se sente constrangido nos jogos que envolvem o clube da nossa terra?

TS: Não digo que seja o clube do meu coração, mas que o S.C.ESMORIZ me diz muito e que tenho um carinho pelo clube e que gosto que o clube ganhe sempre, lá isso gosto. Graças a Deus que não me sinto constrangido em arbitrar o S.C.ESMORIZ, me dá prazer apitar um clube histórico como o S.C.ESMORIZ, já se sabe que as pessoas que assistem aos jogos do clube, estão à espera que eu favoreça o S.C.ESMORIZ e às vezes erro alguns lances que deviam de ser a favor e faço contra, mas é de forma inconsciente,e nunca recuso arbitrar o clube, prejudicar não prejudico favorecer também não, aplico as leis de jogo nada mais. Procuro ser isento, acima de tudo!


5- Que pensa da remuneração dos árbitros "profissionais" em comparação com os amadores?

TS: Acho que os árbitros das principais ligas merecem ganhar o que ganham, e não sou contra isso, mas que os outros colegas deles dos distritais, a nível geral, que ganham mal lá isso ganham e temos as mesmas obrigações que eles, sem tirar e nem pôr, e devíamos ser mais bem pagos, é mais difícil apitar um jogo distrital do que da 1ª liga ou 2ª liga.



6 - Concorda com a ausência de policiamento nos jogos de futebol?

TS: Não concordo por vários motivos. Em primeiro lugar, porque a maioria dos jogos são corridos, bem disputados e combativos o que pode aquecer ou esfriar os ânimos das bancadas. É muito complicado, mesmo nós lá dentro, abstrair-nos do que vem da bancada, os insultos habituais e me refiro desde iniciados, juvenis, juniores e seniores no distrital de Aveiro. Existem jogos bem quentes, e com a policia nos campos de futebol resguarda não só as tentativas contra a integridade dos árbitros bem como outros acontecimentos inesperados que possam ocorrer num encontro de futebol.



7 - Mudando de assunto, que julga do estado de Esmoriz na última década?

TS: Se te referes à cidade de Esmoriz, julgo que a cidade parou no tempo. Ainda parece que se vive nos anos 80, do centro para cima está "morto", comércio parado e não se tem nada para a parte de cima, um hotel, 3 supermercados e mais nada, do centro para baixo também está "morto" não se vê nada de novo, as vias rodoviárias da cidade estão em péssimas condições e a melhor coisa que a cidade tem, e é o que eu acho, é a praia e a avenida da praia que foi feita há pouco tempo atrás.



8- Que obras deveriam ser prioritárias para a nossa cidade?

TS: Muitas com certeza, mas o parque da cidade, perto do estádio da barrinha acima do rio lambo, para as crianças, jovens, adultos e reformados, sabendo que é reserva natural dava para fazer ali o parque da cidade sem prejudicar a reserva, e a cidade melhorava, e aproveitar o EsmorizTur para espectáculos e eventos que ultimamente não se têm visto muito na cidade e assim, haveria muito mais, mas me referi a esses dois.



9- Está a pensar tentar a sua sorte na política ou noutra área que possa beneficiar a imagem de Esmoriz?

TS: No momento não, porque estou ocupado com a minha vida pessoal que não me permite algo do género, mas nunca se sabe o dia de amanhã... Quem sabe...


10 - Para além da carreira de árbitro, já realizou outras actividades na sua vida que mereçam também igual destaque?

TS: Além da arbitragem, sector em que possa destacar-me, veria mais uma ou outra coisa mas não creio que seja muito relevante para mencionar neste preciso momento.


PS: Foi com muito gosto que lhe respondi a essas questões. Obrigado pelo tempo despendido.





Imagem nº 1 - O nosso convidado, Toni Santos, defende o policiamento nos jogos bem como igualdade de tratamento, visto que os árbitros dos Distritais ganham muito pouco. 
Foto cedida por António Santos


PS: Nós também agradecemos a participação do nosso convidado e esperemos que ele tenha a hipótese de conseguir atingir inúmeras promoções ou feitos na sua carreira. 
Exposto isto, o blog tem o prazer de anunciar que o terceiro entrevistado não será escolhido por mim, mas pelos leitores aí em casa. Vão ser lançadas, em breve, uma ou duas sondagens para esse efeito! Continuem atentos e já agora uma FELIZ PÁSCOA!

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário