quinta-feira, 7 de março de 2013

A Barrinha dos outros tempos

Bem. Eu tenho de apresentar hoje um trabalho perante uma plateia de expectadores. Deram-me a escolher um tema e, por isso, vou falar sobre a Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos. Espero que corra tudo bem.  Pelo menos, sei algumas coisas sobre o assunto. Mal se assim não fosse. 
É importante que as pessoas, nomeadamente os mais os jovens, saibam que a Barrinha nem sempre conheceu a realidade deprimente que caracteriza a actualidade. Se vos falar que a lagoa teve um auge no passado, não estarei a mentir-vos. Existia um porto medieval (na região de Aveiro, só existiam os portos de Esmoriz e Aveiro - isto no século XIII), muitas pessoas iam à lagoa (e zona envolvente) extrair produtos para a lavoura ou madeira para as suas habitações. Muitos dedicavam-se à pesca das enguias, tainhas, solhas, robalos, linguados, lampreias... 
Até houve nobres que, desde sempre, procuraram coutar e apoderar-se da Barrinha. 
Nos séculos XIX-XX, o turismo aumentou em torno da lagoa. Houve quem passasse a lua de mel em Esmoriz pois a Barrinha era um polo turístico invejável.
E quem não se lembra da antiga ponte que fazia a ligação entre Esmoriz e Paramos? E o cais que acolhia as pessoas saídas da estação de caminhos de ferro que rumavam posteriormente até à praia? E a prática da canoagem?
Sim, meus amigos, a Barrinha foi muito mais do que aquilo que vocês julgam. Ela oferecia o sustento ao ser humano. Todos andavam lá a "cuscar", pois os recursos económicos eram inúmeros... e praticamente gratuitos!
Mas o homem, esse ser ingrato, interesseiro e oportunista, virou-lhe as costas logo que viu a coisa mal parada. 
A Barrinha, por muito que seja agredida actualmente, tem uma história, sim um passado que, por muito que desconheçam, não será apagado pois marcou uma era, revelando-se um núcleo central para a vida em comunidade.
Da minha parte, farei tudo para que ela não caia no esquecimento...



Imagem nº 1 - A alegria das pessoas era bem patente! Como é que fomos capazes de destruir esta lagoa tão bela?
Retirada do Perfil do EsmorizPortugal no Facebook



Imagem nº 2 - Mapa dos Portos no século XIII. Esmoriz faz parte desta limitada lista. É provável que o porto se localizasse na Barrinha.
Imagem da autoria de: Oliveira Marques; João José Alves Dias; Amélia Aguiar de Andrade

Um comentário:

  1. Olá
    Sou do tempo da Barrinha da foto....
    Sim...sim....cheguei a andar lá de barco; aliás, até cheguei a ver por lá um Overcraft ( http://www.hovercraft-for-sale.com/hovercraft-pictures.html ).

    Também tenho saudades desse tempo....
    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir