quinta-feira, 14 de março de 2013

Habemus Papam!

O cardeal e arcebispo de Buenos Aires, Jorge Bergoglio, foi eleito como novo Sumo Pontífice, substituindo Bento XVI que renunciou ao cargo. Os jornalistas, os tais que, por vezes, atacam ferozmente a Santa Sé e que começam a fazer previsões que saem sempre furadas, voltaram a ser surpreendidos pelo resultado das votações. Não contavam que seria um argentino a ser eleito!
É verdade que ainda é muito cedo para extrair conclusões precisas, contudo as primeiras impressões foram positivas. A personalidade em questão soube, desde cedo, acompanhar a pobreza que afectava o seu país de origem. O facto de ter utilizado a designação Francisco (creio que é a primeira vez que tal acontece,  seguindo as pisadas de Francisco de Assis ou Francisco Xavier, ambos exemplos de humildade e grandeza humana em tempos difíceis) parece ter sido um sinal bastante promissor. Nas suas primeiras palavras, observei  simpatia e até respeito pelo seu antecessor. 
Pelo que ainda consegui apurar, Jorge Bergoglio gosta de futebol e de vez em quando, confronta os srs. políticos em determinadas polémicas. Sinceramente, revejo-me na sua postura!
É o primeiro Papa da América Latina e o único que até então tinha professado na Ordem dos Jesuítas. Penso que a Santa Sé tomou uma decisão moderna. O Papa Francisco tem tudo para ser consensual e pode desempenhar uma excelente missão neste Mundo que sofre bastante com a fome e outras misérias! 



Imagem nº 1 - O Papa Francisco, com 76 anos, pode guiar a Cristandade pelos caminhos certos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário