sábado, 23 de março de 2013

O Desporto Esmorizense nos Píncaros


Como já sabemos, o Sporting Clube de Esmoriz, depois de ter inaugurado os novos esquemas de iluminação, conseguiu vitórias cruciais diante do Real Nogueirense (2-1) e do Sanguedo (3-1), reforçando a sua liderança (tem mais 7 pontos do que o Soutense, segundo classificado). É precisamente em Souto, que o SC Esmoriz terá a primeira oportunidade flagrante para carimbar a subida à I Divisão Distrital de Aveiro, bastando para isso um empate. Os pupilos comandados por José Amadeu estão ansiosos por festejar uma nova etapa alegre da história do clube. A primeira oportunidade de ouro joga-se amanhã em Souto pelas 15:00. Se a equipa não "roubar" pontos ao segundo classificado, terá que, no pior dos casos, de fazer 2 pontos nos 2 jogos que se seguem.




Imagem nº 1 - O SC Esmoriz está tão perto de atingir a subida. Basta 1 ponto em Souto, ou somar 2 pontos nestas últimas 3 jornadas da série.
Foto da autoria de Henrique Araújo



No voleibol, o Esmoriz Ginásio Clube mantém o 6º posto, contudo é o TIVE que está a dar que falar. As enchentes têm sido visíveis. A Avenida Raimundo Rodrigues e a Rua dos Desportos têm sido inundadas com vários carros e carrinhas estacionadas. É sinal de que as coisas estão a correr bem, à semelhança do ano passado. Oxalá que a iniciativa mantenha este sucesso! A cidade agradece!



Imagem nº 1 - As atletas do EGC festejam a obtenção de 1 ponto.
Foto da autoria de Pedro Filipe (fotógrafo do TIVE/página oficial do EGC no Facebook)



Imagem nº 2 - Outras duas equipas femininas disputam um set!
Foto da autoria de Pedro Filipe (fotógrafo do TIVE/página oficial do EGC no Facebook)



Imagem nº 3 - A intensidade do jogo é evidente nesta imagem!
Foto da autoria de Pedro Filipe (fotógrafo do TIVE/página oficial do EGC no Facebook)


Por fim, a fantástica Maria Joaquina Flores, natural de Esmoriz e residente em Loures, venceu mais uma medalha de ouro no Atletismo Veterano, desta feita, nos Europeus de San Sebastián (Espanha). Isto até já nem é notícia! Ela vence sempre alguma medalha! A mulher é um fenómeno. Tal como o Usain Bolt está para Jamaica, Joaquina Flores está para Portugal. É verdade que as categorias não são as mesmas, mas os currículos assemelham-se! Esta grande mulher merece ser valorizada, nem que tenham de fazer uma estátua aqui em Esmoriz para homenagear as inúmeras vitórias que ela tem conseguido para Portugal no estrangeiro!



Imagem nº 4 - Joaquina Flores é uma atleta vencedora com uma fibra e mentalidade que dificilmente encontramos em Portugal!
Foto extraída do Facebook - ver página Sou Atleta - Basta Acreditar


Por fim, e como é justo, tenho que dedicar-lhe um poema! Não sei se ela lerá a minha obra de arte, mas esta é a minha homenagem a esta senhora que, mesmo com os míseros apoios da Federação e do Estado, consegue orgulhar os portugueses no estrangeiro. Infelizmente, não posso fazer mais do que dedicar-lhe o meu especial e sincero tributo a uma das maiores atletas portuguesas de sempre, que coleccionou dezenas de medalhas em Europeus, Mundiais, Nacionais e Regionais. Vencer em qualquer lugar, é o seu lema!


Uma atleta de classe mundial
(Poema da autoria do Cusco da Esmoriz)

Ela chama-se Joaquina Flores,
Filha de Esmoriz,
Concede ao País inúmeros favores,
Revelando ser uma verdadeira força motriz!

Triunfou no Continente Europeu,
Confirmou no Potentado Americano,
Merece, pois, um Museu,
Que se cuide o super-atleta jamaicano!

Uma mulher de virtudes,
Pressupunha mais reconhecimento,
Das oficiais entidades,
Que preferem antes abordar o patriótico sofrimento!

Ela merece uma estátua!
As suas medalhas são quase incontáveis,
Perante os obstáculos, ela, com distinção, actua,
Alcançando vitórias memoráveis!

Que grande alegria ela nos proporcionou,
Elevando o nome de Portugal
Que tem um suportado um autêntico vendaval,
Mas que agora atleticamente triunfou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário