terça-feira, 19 de março de 2013

Movimento Cívico Pró-Barrinha congratula-se com o projecto do Buçaquinho

"Como é do conhecimento da maioria dos Esmorizenses e Cortegacenses, o parque do Buçaquinho, sofreu uma profunda intervenção de modo a ser transformado num espaço lúdico-pedagógico vocacionado para a preservação da natureza e sensibilização ambiental. O projecto, que incidiu sobre a desactivada ETAR de Esmoriz/Cortegaça, bem como a sua área envolvente, pretendeu tornar aquele espaço, com cerca de 30 hectares, num local de referência no concelho no que diz respeito ao lazer e ao desporto em contacto com a natureza.
O espaço dispõe de um pequeno auditório, de uma galeria e de outras estruturas de apoio, nomeadamente uma cafetaria com um "deck" destinado a esplanada, e promete-se a realização de actividades várias, tanto para petizes como para graúdos.
Esta obra junta-se à quase finalizada ciclovia e, em conjunto com a Barrinha, é o embrião de uma "greenway" que só favorece o território.
Esperemos que sejam inauguradas e abertas ao público rapidamente."



Texto e imagem extraídos da Página Oficial do Movimento Cívico Pró-Barrinha no Facebook


De facto, esta é uma obra com grande visão que beneficiará a qualidade de vida dos esmorizenses e cortegacenses. Não é muito comum observamos projectos originais como este no restante país. Por isso, os seus promotores sabiam bem o que estavam a fazer e merecem ser elogiados por isso. Recorde-se que o Movimento Cívico Pró-Barrinha também apoiou publicamente a realização desta iniciativa.
Infelizmente, na questão do passadiço da Praia de Esmoriz, tenho de lamentar a sua situação. Esperava mais da ARHC e até da própria Câmara Municipal de Ovar. A batata quente agora está nas mãos deste Movimento e da Junta de Freguesia que procuram, através duma parceria, resolver este dilema.

2 comentários:

  1. Olá
    No passado Fim de Semana resolvi percorrer a ciclovia em toda a sua extensão.....e já vi pontos de destruição nos inacabados passadiços em madeira. Uns são fruto do temporal, mas outros há que terão concerteza «mão(des)humana».
    à vinda, fiz um desvio pelo Parque do Buçaquinho e pude constatar que, também aqui, a quantidade de árvores caídas é enorme.
    Relativamente à areia nos passadiços da praia, já conhecem a minha posição...quem não deixa fazer deve fazê-lo...ponto!

    Nota: O que quer dizer ARHC?

    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Augusto

      Sabe como é, o vandalismo é uma coisa que infelizmente acontece nesta região. Também antes do temporal que derrubou o passadiço da praia de Esmoriz, já alguns corrimões do mesmo tinham sido vandalizados. Agora se já chegou à ciclovia, é muito triste, e temo que cheguem a fazer o mesmo no novo parque do Buçaquinho que promete ficar muito bem composto.
      A questão dos passadiços da praia de Esmoriz parece que vai ser alvo de novidades em breve, embora só com a remoção da areia e colocação de uma ou outra passadeira. Não vai ser criado um novo (vão ter que aproveitar ainda os restos do antigo), pois a ARHC (Administração da Região Hidográfica do Centro) diz que não há verbas para construir aqui um passadiço nos próximos 2 anos, isto de acordo, com o que me foi transmitido por uma fonte do Movimento Cívico Pró-Barrinha.

      Os melhores cumprimentos

      Excluir