terça-feira, 12 de março de 2013

Rio Lambo também é uma divindade natural de Esmoriz

O Movimento Cívico Pró-Barrinha é indiscutivelmente a Associação que mais faz para divulgar excelentes imagens da Natureza inerentes à Cidade. Esta entidade ambiental não só zela pela defesa da Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos, como procede ainda ao estudo doutros espaços naturais do concelho de Ovar, nomeadamente o Novo Parque Paisagístico do Buçaquinho (que avançou com o apoio desta Associação), o Passadiço/Dunas da Praia de Esmoriz (algo que merecerá também uma reunião na Junta de Freguesia, durante a próxima Quinta-feira) e claro está, o caso do Rio Lambo/Vala de Maceda. Este esteve bastante poluído há alguns anos, mas recentemente têm-se notado melhorias significativas. 
De acordo com testemunhos do Movimento, já foram encontradas enguias, tainhas, carpas, cobras de água, galinhas de água e patos neste rio que nasce em São João de Ver e atravessa Maceda e Cortegaça, até desaguar na Barrinha de Esmoriz.
O Rio Lambo (também designado de Peixinho do Rio ou Vala de Maceda) é ainda reconhecido pela vegetação que o rodeia nas margens, que se for devidamente tratada, conferirá um potencial estético ao mesmo.  
Da página oficial do MCPB no Facebook, extraímos as seguintes imagens:













Nenhum comentário:

Postar um comentário