segunda-feira, 11 de março de 2013

Assuntos Diversos

Começamos pelo Desporto, o Esmoriz Ginásio Clube perdeu 0-3 na recepção ao SC Espinho, campeão nacional de voleibol. Apesar da época sensacional, a turma da Barrinha não conseguiu ainda vencer qualquer jogo da fase dos melhores, embora permaneça num sexto lugar que dignificará, em muito, a nossa cidade. Recorde-se que esta prestigiada instituição não ignorou, por via Facebook, o dia das Mulheres, salientando a importância do desporto feminino. Por outro lado, importa salientar que o TIVE, torneio de voleibol internacional para os mais jovens, é um evento que promete animar a Cidade. Já falta pouco, muito pouco...




Imagem nº 1 -  O Esmoriz Ginásio Clube deixou a seguinte mensagem - 
"A nossa homenagem a todas as mulheres que contribuíram e contribuem para o engrandecimento do Esmoriz Ginasio Clube"
Retirada da Página Oficial do Esmoriz Ginásio Clube no Facebook


No futebol, o SC Esmoriz conseguiu a segunda vitória consecutiva ao derrotar o Mosteiró (Feira) por 4-2. A equipa esmorizense permanece assim na liderança e a subida é, cada vez mais, uma possibilidade reforçada. A equipa tem mais 1 ponto que o Soutense, mas menos 1 jogo que será cumprido no estádio da Barrinha, nesta quarta-feira (dia 13 de Março), diante do Real Nogueirense, partida que marcará a inauguração dos novos mecanismos de iluminação. As entradas serão gratuitas para todos os esmorizenses. A não esquecer! Apareçam!



Imagem nº 2 - O SC Esmoriz inaugurará os mecanismos de iluminação, num jogo de vital importância nesta quarta-feira! O apoio de associados e simpatizantes será determinante.


Em termos sociais, Fátima Ramalho, Presidente do Centro de Assistência Social de Esmoriz, instituição que nos últimos tempos assistiu à criação duma cantina social e duma loja solidária, deixou uma mensagem remetendo para a comemoração dos 30 anos da sua existência. A saber:


"O Centro de Assistência Social de Esmoriz vai comemorar o seu 30º aniversário, no próximo dia 12 de abril. Estão a ser programadas atividades para assinalar a data, a realizar na semana de 8 a 14 de abril, com a participação de algumas associações/coletividades da cidade que acederam ao nosso convite. Entretanto, vamos atualizando informação, não só aqui, como através de cartazes que irão ser afixados em locais públicos". 



Imagem nº 3 - O Centro de Assistência Social tem conseguido feitos determinantes nos últimos tempos. 
Retirada da Página Oficial de Fátima Ramalho no Facebook



Por outro lado, recebemos ainda uma mensagem do leitor Cajó Dias que lamentou profundamente a falta de civismo visível em Esmoriz.



Imagem nº 4 - Cajó Dias pede mais atenção para este tipo de ocorrências!
Foto cedida pelo leitor em questão via Facebook


Por seu turno, Victor Sousa, especialista em Design e um grande admirador da nossa terra, deixou-nos uma bela imagem sobre os nossos pescadores, homenageando a sua coragem face aos inúmeros perigos do Mar. Mais uma vez, este autor salienta a particularidade da Arte Xávega na Cidade de Esmoriz.



Imagem nº 5 - A noite em Esmoriz com efeitos que incluem a Arte Xávega e a bravura dos nossos pescadores que procuram o sustento para as suas famílias.
Autoria de Victor Sousa


Exposto isto, é altura de abordarmos a questão do passadiço. Como é sabido, o Movimento Cívico Pró-Barrinha alertou a Câmara Municipal de Ovar para a situação actual daquela estrutura, em grande parte soterrada agora pelas areias. O Presidente da Edilidade, apesar das suas bem intencionadas palavras, remeteu o assunto para a ARHC. Esta última instituição terá dito que procederia à construção dum novo passadiço, mas apenas daqui... a 2 anos! Não sabemos se terão alegado a ausência de verbas, certo é que ninguém pode assegurar uma intervenção imediata, excepto a Junta de Freguesia de Esmoriz e o Movimento Cívico Pró-Barrinha, embora estando ambos privados de elevados meios financeiros para reabilitar a estrutura antes do Verão. É uma corrida contra o tempo, sendo que já está a ser estudada uma parceria entre ambas as entidades, de forma a actuar rapidamente. Nesta quinta-feira, decorrerá uma reunião das Colectividades na Junta de Freguesia, e é certo que este assunto será debatido. Está em causa a possível introdução duma passadeira e a remoção da areia de algumas partes estratégicas do passadiço (algo que poderá ser conseguido com a actuação essencial dos escuteiros). Certo é que esta adversidade terá que ser resolvida em tão pouco tempo...



Imagem nº 6 - A reconfiguração/reabilitação do Passadiço será um dos temas abordados nesta Quinta-Feira na Junta de Freguesia de Esmoriz.
Foto da autoria do Cusco de Esmoriz


Entretanto, em Paramos terá acontecido, no dia de hoje, um acidente aparatoso que causou ferimentos em 4 passageiros (incluindo uma criança), na Estrada Nacional 109. Para já, desconhecem-se mais pormenores.


Acidente na EN109 fez quatro feridos

Imagem nº 7 - O embate entre os dois veículos envolvidos parece ter sido assustador.

Por fim, pediram-me para recordar que a banda sensação do momento - Jackye Lynchburg, vai actuar no próximo Sábado à noite (dia 16 de Março) junto à Praia de Cortegaça (OCEANO BAR). O espectáculo começa às 23:00!



Imagem nº 8 - Após terem actuado com distinção no Pé N'Areia (Esmoriz), a banda tentará agora a sua sorte na Freguesia Vizinha de Cortegaça
Foto extraída da Página Oficial da banda Jackie Lynchburg no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário